(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Feira do Folar em Odeceixe celebra a Páscoa com tradição e sabor

Feira do Folar em Odeceixe celebra a Páscoa com tradição e sabor

Nos dias 7, 8 e 9 de Abril, a vila de Odeceixe será palco da tradicional Feira do Folar, evento que celebra a Páscoa com muita animação e sabor. 

Organizada pela Câmara Municipal de Aljezur e Junta de Freguesia de Odeceixe, a feira conta ainda com o apoio da Região de turismo do Algarve, com diversas actividades para toda a família, além da oportunidade de saborear o delicioso folar, um dos símbolos mais populares desta época do ano.

A Feira irá decorrer em diferentes espaços no interior da vila de Odeceixe, um espaço central localizado no Largo 1º de Maio que será o local de encontro, complementado por vários stands, ao longo dos vários acessos ao largo, que oferecerão variadíssimos tipos de produtos, desde o artesanato aos produtos gastronómicos, com especial destaque para o famoso Folar da Páscoa.

Durante os três dias de evento, os visitantes poderão explorar a feira de artesanato e produtos locais, que reunirá uma grande variedade de produtos típicos da região, desde doces e licores a artigos de cerâmica e peças de roupa. Também haverá espaço para actividades culturais, com apresentações musicais e teatrais, além de jogos e brincadeiras para as crianças.

Mas a grande estrela da Feira do Folar será, sem dúvida, o folar, um pão doce feito com ovos e açúcar, que é um dos pratos mais tradicionais da Páscoa em Portugal. Na feira, os visitantes poderão experimentar diferentes tipos de folar, desde os mais simples aos mais elaborados, com amêndoas, nozes, canela e outros ingredientes.

A Feira do Folar em Odeceixe é uma oportunidade imperdível para conhecer as tradições e os sabores da Páscoa na região do Algarve. Não perca esta chance de se divertir e saborear o melhor da gastronomia local!

FOLAR | Receita

Ingredientes (para 10 folares):

5 Kg de farinha de trigo;

0,5 Kg de fermento de pao;

20 g de fermento inglés;

sal q.b.;

0,5 Kg de queijo;

2 pacotes de natas;

250 g de manteiga;

3 | de leite;

ovos cozidos q.b.

Confecção:

Junta-se todos os ingredientes, menos os ovos, amassa-se e deixa-se levedar. Depois da massa crescida, amassam-se os folares com a forma de um pao, colocam-se os ovos previamente cozidos dentro da massa e cobrem-se com tiras de massa. Podem-se fazer efeitos como trancas para embelezar o bolo. De seguida vai a cozer em forno de lenha. Depois dos folares cozidos podem-se barrar com ovos batidos para que os bolos fiquem mais brilhante.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos