(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre

FARO BLUES 2024 - 10º Festival Internacional de Blues de Faro

FARO BLUES 2024 - 10º Festival Internacional de Blues de Faro

A Blues a Sul – Associação de Blues do Algarve regressa ao Teatro Lethes, em Faro, nos dias 7 e 8 de Junho de 2024 para apresentar algumas das melhores atuações de Blues do panorama nacional e internacional.

No dia 7, pelas 21:00h, sobe ao palco o holandês Robbert Duijf, vencedor da edição deste ano do European Blues Challenge. Será acompanhado no contrabaixo pelo seu filho Rubin Duijf e na bateria por Robin Zalm. Um concerto de partilhas, caracterizado pelo Blues acústico e espiritual.
Para fechar a noite, atuam os portugueses Nico & the Bluebirds, uma banda liderada pelo baterista Nico Guedes e que integra nomes conhecidos do público algarvio. São eles Vítor Bacalhau nas guitarras, Vasco Moura no baixo e o duo Carolina Fonson e Edna Oliveira nas vozes.

No dia 8, o espetáculo abertura é com o inglês Ian Siegal, considerado como o artista de Blues britânico mais cativante desde as figuras icónicas dos anos sessenta e que nos transportará, através das suas guitarras acústicas, ao intimismo do Blues e do folk.
Para encerrar o festival, o palco pertence ao brasileiro Flávio Guimarães, harmonicista de renome internacional que atuará com uma banda de suporte portuguesa com André Rodrigues na guitarra, Hugo Ganhão no baixo e Isaac Achega na bateria.
Nesse mesmo dia, pelas 15:00h haverá um workshop de guitarra direcionado a todos os músicos interessados, que decorrerá no Teatro Lethes e será lecionado por Ian Siegal.

É de referir que ao longo do fim de semana estará presente no Teatro Lethes uma exposição de pintura intitulada “Live on Canvas” onde a autora, Margarida Freire apresenta pinturas de músicos da esfera do Blues e do Rock.

Este festival é organizado pela Blues a Sul – Associação de Blues do Algarve em parceria com o Teatro Lethes e ACTA e com o apoio do Município de Faro.

Os bilhetes encontram-se à venda na bilheteira do Teatro Lethes, situado na Rua de Portugal, nº 58, em Faro, em www.bol.pt e nas lojas aderentes. O preço dos bilhetes é de 15 euros (para 1 dia) e 25 euros (para os 2 dias). Os bilhetes para os 2 dias do festival apenas estarão disponíveis na bilheteira do Teatro Lethes.
Reservas:
Bilheteira do Teatro Lethes: 289878908 / 919172008 / comunicacao@actateatro.org.pt
Mais informações em: www.lethes.com ou www.facebook.com/bluesasul

Robbert Duijf (NL)
Vencedor em 2024 da 12ª edição do European Blues Challenge, a música de Robbert Duijf é pura, autêntica e cheia de paixão e entrega. Ao cantar e tocar com o coração, ele estabelece uma ligação profunda com o público. Um espetáculo cheio de histórias com uma profunda mensagem. São Blues e espirituais para cantar, rir, bater palmas e também verter uma lágrima… numa música que nos liga e faz com que nos sintamos bem. E como isso é importante, principalmente nos dias de hoje!
Robbert Duijf apresenta-se em palco em trio, acompanhado pela contemporaneidade e frescura dos Blues do seu filho mais velho, Rubi Duijf no contrabaixo e pela experiência do baterista Robin Zalm.
A sua música é uma mistura de Gospel e Delta Blues com uma pitada de folk e com inspirações em Charley Patton, Skip James, Willie Dixon, Blind Willy Johnson e John Lee Hooker.
Mais informação: https://www.robbertduijf.com

Nico & the Bluebirds (PT)
Nico & the Bluebirds, de Nico Guedes (baterista e membro fundador de Budda Power Blues), surge numa etapa em que depois de 28 anos de carreira, Nico pretende mostrar ao mundo a sua individualidade musical e expressar-se, de forma artística na primeira pessoa.
Assim foi construído o álbum de estreia “Bluebird” com músicas suas, num disco em que se atreveu a convidar vários músicos para ilustrar os muitos temas que guardava no bolso de há uns anos para cá, num formato que partilha a criação rítmica do álbum!
No entanto, os “Bluebirds” vão para além dos músicos em palco e da música tocada com toda a garra!
“Bluebirds” é o colectivo de artistas que se juntam ao Nico para criarem espetáculos pertinentes, tanto musical como cenicamente. A banda é composta por Vítor Bacalhau nas guitarras, Vasco Moura no baixo e o duo Carolina Fonson e Edna Oliveira nas vozes.
Mais informação: https://www.youtube.com/user/eunicoguedes

Ian Siegal (UK)
Numa jornada que se estende por mais de um quarto de século, Ian Siegal continua a cimentar seu legado como uma potência na cena musical do Blues.
Embora reconhecido como um Bluesman por excelência, a arte de Siegal transcende os géneros, atravessando sem esforço continentes, épocas e expectativas. A sua música, enriquecida por uma vida plenamente vivida, ressoa com uma autenticidade que cativa audiências em todo o mundo. Com uma presença em palco inigualável, impregnando cada atuação com suor, paixão e humor, tudo isso impulsionado por uma voz cheia de alma.
Na edição inaugural dos British Blues Awards em 2010, Siegal ganhou o prémio de Melhor Banda. Nos anos seguintes ele arrecadou mais nove prémios em várias categorias, incluindo Melhor Vocalista Masculino, Melhor Artista a Solo, Melhor Álbum e Melhor Canção. Foi um dos primeiros a entrar para o Hall of Fame dos British Blues Awards.
Mais informação: https://iansiegal.com

Flávio Guimarães (BR/PT)
Um dos grandes nomes da harmónica, admirado e reconhecido em todo o mundo.
Flávio Borges Guimarães, cantor, harmonicista e compositor brasileiro, considerado um dos pioneiros do Blues no Brasil, fundou em 1985 a banda Blues Etílicos, considerado o mais bem-sucedido grupo de Blues brasileiro.
Em 1988 foi para Chicago ter aulas com Sugar Blue e Howard Levy. De volta ao Brasil, começou a transmitir seus conhecimentos a uma legião de alunos através de seus cursos e workshops.
A harmónica diatónica, mais utilizada no Blues e no rock, era um instrumento praticamente desconhecido dentro do cenário da música brasileira até o aparecimento de Flávio Guimarães. O ineditismo do seu trabalho fez com que se tornasse um instrumentista requisitado para dezenas de gravações de discos e bandas sonoras de novelas e séries de televisão.
Ele também tocou com muitos artistas famosos ao longo da sua carreira, tais como Alceu Valença, Ed Motta, Luiz Melodia, Paulo Moura, Zeca Baleiro, Buddy Guy, Charlie Musselwhite, Magic Slim e Taj Mahal.
Nesta noite apresenta-se com a superbanda portuguesa constituída por Hugo Ganhão no baixo, Isaac Achega na bateria e André Rodrigues na guitarra.
Mais informação: https://www.youtube.com/flavioharmonica

Video promocional em: https://youtu.be/sceCRdYNNCs?si=Li8VfQlY-YaJMkAQ

  • PARTILHAR   

Outros Artigos