(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Falecido professor João Veloso homenageado com placa toponímica em Lagos

Falecido professor João Veloso homenageado com placa toponímica em Lagos

João José Velho Geraldo de Albuquerque Veloso, antigo professor e lacobrigense de interesses vários, faleceu a 19 de Abril de 2018. Em tom de homenagem, o seu nome surge agora para sempre eternizado sob a forma de placa toponímica, cercado de coloridas flores na mesma cidade para a qual contribuiu durante toda a vida.

João Veloso nasceu a 30 de Maio de 1929, em Lagos, onde provou ser um professor e investigador exemplar. Formado em Biologia, exerceu neste concelho a maior parte da sua actividade profissional, política e cívica.

Estudou História na Universidade Aberta e fez um curso de Arqueologia na Universidade do Algarve. Nos anos seguintes, foi professor contratado na Escola Industrial Vitorino Damásio, professor estagiário no Liceu Poeta António Aleixo, em Portimão, e professor efectivo de Biologia na Escola Secundária Gil Eanes de Lagos. A vontade de continuar a investigar, a aprender e a partilhar o seu conhecimento levou-o a estender a sua actividade docente a outras faixas etárias, chegando a leccionar no Centro de Estudos de Lagos, mais conhecido por Universidade Sénior, desde a sua fundação.

Desde sempre amante da história marítima e pesqueira locais, João Veloso desenvolveu pesquisa nestas áreas. Inclusive, apresentou o seu resultado em inúmeras conferências e reuniões, nomeadamente na Universidade de Casablanca, em Marrocos, bem como nas várias edições do Congresso do Algarve e até em obras editadas.

O gosto pelo saber e pela literatura ficou-lhe também conhecido pela livraria de que foi proprietário durante vários anos na cidade de Lagos, onde atendia «de forma personalizada, aconselhando e dando sugestões de leitura aos seus fiéis clientes», segundo consta do aprovado Voto de Pesar.

Ocupou ainda cargos públicos e políticos, como membro da Assembleia Municipal de Lagos e Vereador da Câmara Municipal de Lagos. Foi, inclusive, condecorado pelo Município de Lagos, em Outubro de 2015, com a "Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata". Neste sentido, vale salientar o papel activo que desempenhou no associativismo desportivo e cultural do meio com respeito à defesa de causas sociais e humanitárias.

Recorde-se que a Assembleia Municipal de Lagos recomendara, em 2018, que o nome João José Velho Geraldo de Albuquerque Veloso passasse a constar da toponímia municipal, tendo sido aprovado por unanimidade o respectivo Voto de Pesar. Também o CL prestou a devida homenagem na altura.

Com efeito, foi já instalada a prometida placa toponímica em sua memória com a inscrição “Rua João Veloso”, marco indelével para as gentes e família que o relembram, na zona da Vila Branca by Água Hotels.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos