(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Espectáculo “Lugar” sobe aos palcos de Lagoa e Lagos

Espectáculo “Lugar” sobe aos palcos de Lagoa e Lagos

Questão Repetida e a ARTIS XXI levam a palco nos dias 18 e 19 de Junho, no Auditório do Centro Cultural de Lagos e Auditório Carlos do Carmo em Lagoa, respectivamente, o espectáculo “Lugar”, que vai celebrar a cultura, a história e os valores que unem a comunidade algarvia.

“Lugar” é um projecto de criação multidisciplinar que cruza música, fotografia, ilustração e vídeo, cujo objectivo é homenagear a riqueza ancestral do Algarve explorando os seus contos e lendas e trazendo duas das suas mais icónicas lendas: A lenda das Amendoeiras (Silves) e A lenda de Floripes (Olhão).

Pretende-se levar o ouvinte a imaginar a estória contada, criando activamente imagens vívidas das personagens e acções ao longo da narrativa, pelas suas próprias experiências e crenças, mas também pela música e ilustrações que ganham vida ao longo da estória. A partir das imagens e da palavra será́ criada uma atmosfera musical cuja função é entrelaçar-se com a fluência dos discursos e sublinhar os afectos que advém do desenrolar da acção, por uma combinação de temas do cancioneiro tradicional do Algarve e do período barroco.

A música fica a cargo da Orquestra D’Aquém Mar, com composição de Teresa Gentil, narração de Ana Falé, ilustração de Mónica Catalá, animação de Tiago Marques e fotografia de Jorge Marques. Direcção Artística de Elsa Mathei e Ana Falé.

Um projecto co-produzido pelas Associações Culturais Questão Repetida e Artis XXI e apoiado pela DGARTES – Direcção-Geral das Artes e que procura chegar às comunidades culturalmente mais isoladas e carenciadas, um perfil ainda muito associado à região do Algarve.

Equipa Artística | LUGAR

Direcção Artística: Ana Falé e Elsa Mathei

Compositora: Teresa Gentil

Orquestra Barroca D’Aquém Mar:

Violinos | Denys Stetsenko e Katharina Kruger

Viola D’Arco | Luís Peres

Violoncelo | Teresa Madeira

Contrabaixo | Vítor Albuquerque

Flauta de cana e traverso | Sofia Cosme

Oboé Barroco: António Vidal

Cravo: Elsa Mathei

Percussão: Rui Afonso

Narração: Ana Falé

Ilustração: Mónica Catalá

Animação/Motion Graphics: Proxy Fortuna

Fotografia: Jorge Marques

  • PARTILHAR   

Outros Artigos