A Teia D’Impulsos celebrou, o fim-de-semana passado, 11 anos de Associativismo num evento ao final da tarde que reuniu cerca de 50 pessoas, entre equipa, parceiros e amigos, na Quinta das Castelhanas, em Alvor. A associação aproveitou a ocasião para apresentar todos os projectos em desenvolvimento, assim como os prémios que recebeu ao longo dos últimos anos, e que muito contribuem para o reconhecimento do seu trabalho.
- Selo de Marca Entidade Empregadora Inclusiva;
- Prémio BPI Fundação “la Caixa” Capacitar com o projecto Vela Solidária;
- Projecto EMA, primeiro projeto apoiado por fundos europeus, pelo Mar2020;
- Prémio Nacional de Turismo Gastronómico com o projecto Rota do Petisco;
- Concurso Fundação Auchan, com o projeto de workshops “Aprender a Comer”.
Os convidados foram recebidos na Quinta das Castelhanas, com uma exposição fotográfica em “estendal” dos vários momentos da associação, um espaço para deixarem as suas mensagens, e um beberete com o apoio dos Vinhos do Algarve e do Alvor Baia Resort Hotel. Houve também música ao vivo proporcionada por dois dos elementos da banda algarvia Neon Noir. No fim do evento, partiu-se o bolo de aniversário feito pela pastelaria Amor às Fatias.
"Temos a melhor equipa de sempre"
O presidente da Teia D’Impulsos, Luís Gonçalves, começou por reflectir que "a vida é feita de escolhas" e que assim foi o percurso da Associação ao longo de todos estes anos. Um caminho ditado por muitas escolhas. Quando a Associação surgiu, pela mão do seu grupo de amigos, "todos estávamos numa fase em que estávamos a ter filhos e podíamos fazer a escolha de ficarmos no sofá e vivermos a nossa vida rotineira ou fazermos qualquer coisa para tentar mudar o nosso quintal, a nossa cidade, a nossa região".
Depois, "chegámos a uma altura em que tivemos de fazer outra escolha ao perceber as nossas limitações" pois "enquanto voluntários não conseguimos dar mais" e foi então que a Associação contratou o primeiro funcionário. A equipa cresceu e, actualmente, a Teia D’Impulsos conta com 10 colaboradores. Luís Gonçalves não tem dúvidas de que "o que precisamos é de pessoas que nos tragam valor" e que "cada uma destas pessoas que trabalha na Teia é fantástica e traz uma mais valia à associação". Arrisca dizer que "temos a melhor equipa de sempre".
"Neste momento temos o ano mais ambicioso de sempre", em termos de investimento, e o presidente conclui que, para esta aventura, "queremos ter parceiros que nos encham de orgulho, como nós a eles, e que os nossos projectos seja uma mais valia para todos".
"Tem de haver um envolvimento maior da cidade"
O município de Portimão marcou presença no evento, fazendo-se representar pela Presidente da Assembleia Municipal, Isabel Guerreiro, que deixou umas breves palavras: "Nós temos, enquanto cidadãos, de admirar e dar o máximo de apoio ao Associativismo, nesta dimensão e com esta capacidade de organização, com este profissionalismo." Isabel Guerreiro concluiu: "Tentem que a cidade reconheça, cada vez mais, o vosso papel e que haja o envolvimento da comunidade nos vossos projectos porque, realmente, é uma associação muito dinâmica e ambiciosa."