Estreia no proximo dia 13 de Julho às 21H30 no Parque da Cidade de Lagos a fabulosa obra de Daniel Matos
"E a Luz Tornar-se-á Líquida: um poema para Sophia", última criação do coreógrafo Daniel Matos em colaboração com a comunidade lacobrigense, inserido na celebração do Centenário do nascimento da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen.
"O poema caminha com os pés das pessoas da terra. O caminho é escuro até ao nascer das palavras que rebentam uma a uma, com paragens em ecrãs vivos e bancadas de mar nos corpos. Damos as mãos e aclaramos a chegada da manhã, em círculos rápidos de multidões que anseiam o teu regresso às paredes caiadas de terra amarela e bronze - as cigarras não param de cantar.
Os cabelos das conchas lavam-nos os pés com a água onde se banham os azulejos azuis vivos, que fogem dos peixes emaranhados nos sorrisos das mulheres da água. O cheiro das mãos rugosas propagam-se nas cordas dos barcos, puxando o caminho para que seja continuado.
O poema chega com os pés das pessoas da terra."
A leitura dos corpos naturalizados, que chegaram da comunidade lacobrigense para dar forma a palavras escritas dá origem a um percurso performativo de 16 performers locais, realizado ao longo de três semanas de trabalho intensivo com base na questão: E ao fim do dia, a luz poderá tornar-se líquida?