A Docapesca – Portos e Lotas, S.A, entidade do sector empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar e que tem como objecto a exploração de Portos de Pesca e Lotas, lançou o concurso de expressão artística “mARTE” com vista a sensibilizar-nos para a problemática da poluição marinha.
O concurso encontra-se aberto a toda a população, sendo que os concorrentes apenas poderão submeter uma proposta. As obras a concurso deverão ter na sua constituição mais de 80% de lixo marinho proveniente de portos de pesca. Serão premiadas três obras, cada uma no valor de 1.000 euros, sendo que cada obra vencedora ficará exposta num dos portos de pesca sob a gestão da Docapesca.
Para além da sensibilização para a problemática do lixo marinho, o concurso pretende reconhecer o trabalho realizado pelos pescadores no âmbito do projecto “A Pesca por um Mar sem Lixo,” que promove a recolha dos resíduos capturados durante a pesca, assim como a divulgação de artistas nacionais e internacionais.
As obras serão avaliadas e seleccionadas por um júri independente, constituído pelo artista Bordalo II, a jornalista Carla Tomás (Jornal Expresso) e o Professor Luís Jorge Gonçalves (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa).
O período de apresentação das candidaturas decorre até o dia 10 de Agosto e devem ser efectuadas através do formulário disponível em www.docapesca.pt.