A Direcção Regional de Cultura do Algarve apresenta o programa DiVaM 2021 – Dinamização e Valorização dos Monumentos –, numa cerimónia que terá lugar na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, em Vila do Bispo, este domingo, dia 23 de Maio, pelas 11:30 horas. As actividades culturais prolongar-se-ão até Dezembro, nas Ruínas Romanas de Milreu, Fortaleza de Sagres e Ermida de Guadalupe.
O DiVaM é um programa cultural organizado pela Direcção Regional de Cultura do Algarve, desde 2014, que promove a aproximação das comunidades locais aos monumentos que lhes estão mais próximos, através de um conjunto de actividades culturais, artísticas, educativas e científicas, sendo esta também uma forma de dar a conhecer os monumentos e as actividades que aí terão lugar, ao público da região e todos os visitantes nacionais e estrangeiros.
Este ano, naquela que é a sua 8.ª edição, o DiVaM é dedicado ao tema “Património, Comunidade e Inclusão”, e apresenta uma programação substancialmente sustentada nos princípios basilares da Convenção de Faro, através de projectos culturais que promovem a inclusão das comunidades no processo de construção patrimonial, colocando as pessoas e os valores humanos no cerne deste processo.
O programa será apresentado pela Directora Regional de Cultura, Adriana Freire Nogueira, seguido de Concerto no feminino, um projecto da ARTIS XXI – Associação de Educação Artística de Lagoa, que constitui a iniciativa que abre este ano a programação.
Com direcção artística de Elsa Mathei, Ana Castanhito, na harpa, e Rute Gomes, na flauta transversal, este será um concerto que explora a forma como a mulher tem vindo a ser incluída no mundo da Música ao longo dos tempos.
De acordo com as regras de funcionamento dos equipamentos culturais, definidas pela Direcção-Geral de Saúde, durante a actual situação pandémica, o número de participantes na sessão será limitado, e dependerá de inscrição prévia, mediante a lotação do espaço.
A programação DiVaM estará a disponível para consulta aqui, a partir do dia 24 de Maio.