(Z4) 2026 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Daniel Matos é o artista convidado para o programa EM CASA 2026, nos Estúdios Victor Córdon

Daniel Matos é o artista convidado para o programa EM CASA 2026, nos Estúdios Victor Córdon

O coreógrafo e performer Daniel Matos é o artista convidado da edição de 2026 do programa EM CASA, desenvolvido pelos Estúdios Victor Córdon, em Lisboa.

Reconhecido pelo seu percurso no campo da dança contemporânea e das práticas performativas, Daniel Matos tem vindo a afirmar uma linguagem artística própria, centrada na investigação do corpo, do movimento e da presença, num cruzamento contínuo entre a criação coreográfica, a performance, as artes plásticas e o pensamento crítico. O seu trabalho destaca-se pela atenção aos processos, à relação com o espaço, entre as pessoas e à dimensão sensível e política da afetividade e da resistência.

O programa EM CASA constitui um dos eixos estruturantes da programação dos Estúdios Victor Córdon, assumindo-se como um dispositivo de residência prolongada que permite ao artista convidado desenvolver trabalho de forma continuada ao longo de uma temporada. Criado para responder à necessidade de tempo e permanência nos processos de criação contemporânea, o programa tem acolhido, em edições anteriores, coreógrafos e criadores como Marlene Monteiro Freitas, Victor Hugo Pontes, João dos Santos Martins e a dupla Sofia Dias e Vítor Roriz, entre outros.

Ao longo do seu historial, EM CASA tem privilegiado práticas artísticas baseadas na investigação e na partilha de processos, promovendo diferentes formas de relação com o público, que incluem apresentações informais, laboratórios abertos, encontros e conversas, sem a obrigatoriedade de culminar numa obra final fechada.

É neste enquadramento que se insere a presença de Daniel Matos em 2026, num contexto que lhe permitirá desenvolver e aprofundar a sua pesquisa artística em diálogo com o espaço dos Estúdios Victor Córdon e com a comunidade artística que gravita em torno do programa.

A participação do coreógrafo resulta de uma colaboração entre a CAMA – Associação Cultural e os Estúdios Victor Córdon, no âmbito de uma estratégia de apoio à criação contemporânea e à valorização de práticas artísticas baseadas na investigação e na continuidade do trabalho.

As atividades a desenvolver no âmbito do EM CASA 2026 com Daniel Matos serão divulgadas ao longo da temporada, passando por aberturas de processos de criação, conversas, o lançamento de uma publicação de autor, momentos musicais, entre outras propostas de programação.

Daniel Matos

Daniel Matos é coreógrafo, performer e artista visual, com um percurso consolidado na dança contemporânea portuguesa e internacional. Em 2017, fundou com Joana Flor Duarte a CAMA – Associação Cultural, sediada em Lagos, dedicada ao desenvolvimento das artes performativas. Assume a co-direção artística e programação do PEDRA DURA – Festival de Dança do Algarve e co-programou o Festival Verão Azul, plataformas que reforçam o papel da dança contemporânea no contexto algarvio e nacional.

Em 2025, foi distinguido com o Prémio Autores – Melhor Coreografia, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores, e recebeu o Prémio DROP na Croácia, reconhecendo o seu contributo artístico e a consistência do seu percurso no campo da criação contemporânea.

Ao longo da sua carreira, Daniel Matos tem apresentado o seu trabalho em contextos nacionais e internacionais e colaborado com criadores de referência das artes performativas, como Angélica Liddell, Romeo Castellucci, Davis Freeman e a dupla Ana Borralho e João Galante.

Atualmente encontra-se no processo de criação da sua nova obra - A Luminosa Violência da Perfeição, com estreia absoluta agendada para 18 de Abril no Teatro das Figuras, em Faro.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos