Coral Ossónoba celebra o 25 de Abril com concerto especial no Teatro das Figuras

O Grupo Coral Ossónoba prepara-se para celebrar o 25 de abril com um espetáculo especial no Teatro das Figuras, em Faro, onde grandes temas da liberdade e que marcaram a revolução serão levados a palco. Mais do que um concerto, o espetáculo traça o percurso musical e poético rumo à democracia pelas vozes dos três coros do Ossónoba e de ilustres artistas da região. Para ver dia 12 de abril, às 21h30.
A ideia de juntar o coletivo de vozes do Ossónoba – que inclui os Pequenos Cantores (dos 7 aos 15 anos), as Novas Vozes (dos 15 aos 25 anos) e o Coral Ossónoba (dos 25 anos em diante) – em palco não é nova. Mas num espetáculo desta envergadura sim. As canções que abriram caminho à liberdade conquistada na Revolução dos Cravos e que constam do repertório da noite têm na sua maioria arranjos do maestro Nuno Sequeira Rodrigues, feitos especificamente para o grupo coral. Haverá ainda declamação de poesia, projeção de filmes e convidados como Domingos Caetano (Íris), Viviane e Tó Viegas, o poeta Fernando Cabrita, o cantor e poeta Afonso Dias e o pianista Pedro Calquinha, num programa que pretende motivar a continuar a luta pela liberdade.
Temas como “A Morte Saiu à Rua”, “Grândola Vila Morena” e “O Primeiro Dia” serão entoados neste concerto que surge integrado no projeto “Sonho da Música”, que assinala este ano a sua 10.ª edição.
Os bilhetes para o espetáculo “Liberdade – X Sonho da Música” custam 10 euros e já estão à venda na BOL e no Teatro das Figuras (horário da bilheteira: de terça a sábado, das 13h00 às 19h30).
Este concerto tem o patrocínio da Câmara Municipal de Faro, da União de Freguesias de Faro (São Pedro e Sé), da Junta de Freguesia de Estoi, da IWT, da João Marques Seguros e da Montalgarve. Conta ainda com o apoio da Assembleia Municipal de Faro e com a colaboração da Escola Superior de Educação e Comunicação, da Universidade do Algarve, na componente vídeo. O jornal online Sul Informação é o media partner.
Sobre o Grupo Coral Ossónoba
O Grupo Coral Ossónoba é uma das associações mais antigas com atividade contínua no Algarve. Foi fundada em 1980 por um grupo de entusiastas da Música Coral. Estreou-se em junho desse ano durante as “Festas da Cidade”. O seu reportório é diversificado, desde o sacro religioso à música contemporânea, estando a direção artística a cargo do maestro Nuno Sequeira Rodrigues, desde 2014. Ao longo dos 44 anos de existência, o Coral Ossónoba realizou mais de 500 concertos, pelo Algarve e restante país, bem como por outros países da Europa e outros continentes. Foi distinguido em 2002 pela Câmara Municipal de Faro com a Medalha de Mérito – Grau Ouro. E em 2018 foi agraciado pelo Governo Federal do Brasil com a Ordem Honorífica do Rio Branco. Conta atualmente com cerca de 50 coralistas.
Para além do Coral Ossónoba, o Grupo aposta na formação de crianças e jovens, tendo surgido em 1995 o coro infantil “Pequenos Cantores do Ossónoba”, dirigido pela maestrina Veronika Rosova, tendo surgido cerca de cinco anos mais tarde, o coro juvenil, recentemente rebatizado de “Novas Vozes do Ossónoba”, dirigido pelo maestro Paulo Sopa.