(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Concerto com Helena Madeira em Lagoa abre o primeiro Festival de Harpa do Algarve


No âmbito do seu plano de produções musicais para 2021, a Ideias do Levante – Associação Cultural de Lagoa, em parceria com o Município de Lagoa e com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lagoa, organizou, via online, um Concerto de Harpa, inserido na programação da SEMANA SANTA – LAGOA'2021 e na primeira edição do Festival de Harpa do Algarve, com a harpista Helena Madeira, no dia 4 de Abril de 2021, na Igreja da Misericórdia de Lagoa, pelas 16:00 horas.

.

Programa

A harpista interpretou vários temas sacros/religiosos de Alfonso X (1221-1284), D. Dinis (1291-1325), John Newton (1725-1807), Teodoro Cottrau (1827-1879), entre outros.

.

Festival

O evento é produzido pela associação cultural Ideias do Levante, em parceria com vários municípios do Algarve. Em cada edição é proposta a recolha de donativos para auxiliar instituições sem fins lucrativos do Algarve na área de Apoio Social e Humano. A primeira edição do evento decorrerá entre os meses de Abril e Outubro de 2021 via online e/ou presencial, em vários concelhos do Algarve, estando previstos concertos e/ou workshops em Albufeira, Lagoa, Loulé, entre outros.

.

Objectivos

A realização deste concerto em Lagoa visou, não só, promover o repertório em redor da harpa, como também o património religioso/arquitectónico do concelho e angariar fundos para a Santa Casa da Misericórdia de Lagoa.

.

Sobre Helena Madeira

Helena Madeira, Lisboa, 1981. Licenciada em Antropologia e Língua Italiana, iniciou o estudo do Canto Lírico com Fernando Serafim na Juventude Musical Portuguesa em 2004, frequentando a partir de 2007 o curso de Canto e Harpa no Conservatório Nacional.

Apesar de ter passado ainda pela Escola de Jazz do Hot Club em Lisboa, Helena Madeira define-se maioritariamente autodidata e numa constante busca de técnicas e influências. Participou em seminários sobre Canto com Lúcia Lemos, Claire Honigsbaum, Cathérine Rey, Meredith Monk e Jill Purce (Londres), e sobre Harpa, no Festival Internacional de Harpa de Edimburgo desde 2009, dedicando-se ao estudo da Musicoterapia, desde então.

Gravou o seu primeiro disco em 2004 como cantora, na banda Dazkarieh e, de 2006 a 2014, foi vocalista da banda de world music MU, com quem gravou o álbum Casanostra em 2008 (Prémio Carlos Paredes 2009) e Folhas que Ardem em 2012. Apresentaram-se ao vivo em Espanha, Londres, Suécia, Roménia, Malásia e Índia.

Em finais de 2014 apresentou o seu primeiro disco a solo Da Voz do Embondeiro, álbum que a levou a tocar em Espanha, Brasil e em Cabo Verde, e em Fevereiro de 2020 regressou com CENÁRIO DIVERGENTE, às raízes da música portuguesa, onde a harpa se assume como rainha soberana na composição musical. A par dos seus trabalhos como compositora, foi convidada para diversas parcerias musicais, nomeadamente, ao lado do pianista Artur Guimarães, e da cantora Sofia Escobar em 2016 no Hotel Ritz em Lisboa.

.

Este concerto online foi de participação gratuita e recomendado para maiores de 6 anos, tendo sido transmitido em simultâneo através das páginas do Facebook do Município de Lagoa (Algarve) e Ideias do Levante.

Confira aqui o vídeo.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos