No passado dia 20 de Maio de 2021, o lacobrigense José João Murtinheira Branco foi reconhecido pelo Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal (NALAP) com a atribuição da Comenda D. Afonso Henriques e consequente integração como Membro Fundador da "Academia de Letras de São Pedro", no Brasil.
Esta homenagem remete para a actividade literária por si desenvolvida em 2020, ano intenso em participações e vários prémios acumulados, entre eles:
- Prémio “Destaque Literário”, atribuído pela editora "Mágico de Oz";
- Prémio “O Melhor Poeta”, atribuído pela Associação Internacional de Escritores e Artistas – Literarte;
- Prémio “À Qualidade, Rio Grande do Sul”, atribuído pela Associação Internacional de Escritores e Artistas – Literarte, em conjunto com a Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul e a editora "Mágico De Oz";
- Homenagem – Comenda D. Afonso Henriques, pelo Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal e pela Associação Internacional de Escritores e Artistas – Literarte.
No presente ano, José João Murtinheira Branco, mais conhecido por João Murty, foi inclusive convidado a integrar o "Núcleo Académico Italiano Di Scienze Lettere e Arti", como Membro Fundador, o que em muito honrou o autor. «Que eu possa sempre levar em minha biografia o nome da nossa terra amada», exprimiu.
Saiba mais na próxima edição impressa de Junho do jornal Correio de Lagos.
Saiba mais sobre José João Murtinheira Branco aqui.