Hoje, 4 de Outubro, enquadrado no âmbito do programa “Às Sextas no IPDJ” terá lugar, pelas 21h00, na galeria de exposições, a inauguração da exposição de fotografia “Teatro de Luz”, de Luís Damas, seguida da sessão de abertura do 9º FARCUME.
“Teatro de Luz”, do grego "Théatron", "lugar para olhar", é uma coletânea de fotografias que apresenta cenários naturais e intérpretes da vida selvagem, representações que passam despercebidas no nosso cotidiano.
O autor, Luís Miguel Nogueira Damas, nasceu em 1981, em Vila de Frades, concelho da Vidigueira, e desde 2006 que se dedica à fotografia, principalmente à fotografia de paisagem e vida selvagem, com especial interesse nas regiões do Alentejo e Algarve.
“Teatro de Luz” estará patente até ao dia 22 de outubro na galeria de exposições da Direção Regional do Algarve do IPDJ, na rua da PSP, em Faro, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h00 às 18h00.
Dando continuidade às atividades, pelas 22h00, terá lugar a sessão de abertura do 9º FARCUME - Festival Internacional de Curtas Metragens de Faro, um festival de curtas-metragens de referência a sul do país, onde num ambiente informal, bem-disposto e descontraído se procura premiar e reconhecer a dedicação, o empenho, a criatividade e o mérito dos realizadores, actores e equipas técnicas que com parcos meios conseguem desenvolver trabalhos de grande qualidade.
O FARCUME, que decorre em Faro e em Estoi, entre 4 e 26 de outubro, é uma organização da FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e pretende exibir e promover trabalhos até um máximo de 30 minutos de duração, repartidos em quatro categorias: Animação, Documentário, Ficção e Videoclips, sendo que a sessão do dia 4 de outubro, que terá lugar no IPDJ, resulta de uma seleção sobre “Comunidades Sustentáveis”.
O IPDJ e os seus parceiros desta sexta-feira, 4 de outubro, associam-se também à SEIVA - Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental, promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), através da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve com a colaboração e participação de diversas entidades locais e regionais.