(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

“Aljezur 1869~1969 | memórias” perpetua 100 anos de história

“Aljezur 1869~1969 | memórias” perpetua 100 anos de história

A visão “do lugar e da memória” - salvaguarda do património material e imaterial de um concelho (des)protegido

Fica aqui uma breve resenha da apresentação da obra “Aljezur 1869~1969 | memórias” que terá o devido destaque na edição impressa de 21 de Novembro.

O Espaço+ esteve repleto de participantes que quiseram associar-se a este marco histórico para o Município de Aljezur.   

 “Aljezur 1869~1969 | memórias” vem no seguimento do plano editorial estabelecido pelo Município e que se integrada no projecto de investigação de Aljezur, numa parceria entre o Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa – CIAUD, através da Professora Doutora Maria João de Mendonça e Costa Pereira Neto, a 1000olhos – Imagem e Comunicação, com João Mariano e sua equipa e a Câmara Municipal de Aljezur, na sequência de protocolo institucional com a Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa em Setembro de 2014.

Foi, sem dúvida, uma tarde repleta de emoção, onde o gosto pelo livro, enquanto obra perpetuadora da memória e profissionalismo em preservar 100 anos da história de Aljezur estiveram presentes.

Esta edição tem uma componente maioritariamente imagética, com fotografias que se estendem temporalmente entre o final do século XIX (1889) e a década de 60 do século XX (1969), “materializando um notável álbum de memórias, um retrato histórico do concelho de Aljezur. A variedade temática, que passa pelas paisagens do concelho, pelos eventos, pelo desporto, pela cultura… reforça esse sentido de “ligação à terra””.

A tarde terminou com o presidente da Câmara Municipal de Aljezur a oferecer um exemplar desta bela obra a cada um dos presentes.

Neste momento, está à venda na Câmara Municipal de Aljezur e na loja ALJEZUR SW PORTUGAL com um custo de 50 €.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos