(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2023 - Formações Profissionais

Voluntários plantaram 19 hectares de área ardida em Castro Marim

Voluntários plantaram 19 hectares de área ardida em Castro Marim

Mais de 100 voluntários responderam ao repto do Município de Castro Marim e passaram a manhã do passado sábado, dia 3 de Dezembro, a plantar árvores nos cerca de 19 hectares na área ardida o ano passado, no incêndio da Pernadeira. A acção contou com a especial colaboração dos Escuteiros de Vila Real de S. António.

As árvores foram doadas pelo projeto “Together We Protect”, do Zoomarine, com a missão de promover o conhecimento, a preservação e a educação ambiental e onde se inserem medidas como o apoio ao adensamento da região algarvia. Tendo em conta as circunstâncias desta acção e procurando promover a capacidade de resiliência do território, foram escolhidas espécies autóctones e resilientes ao fogo (alfarrobeiras; medronheiros). A iniciativa foi articulada com as juntas de freguesia, Zoomarine, Algar, ARCDAA (Associação recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora) e Cooperativa GuadiMonte.

Envolver e unir toda a comunidade neste processo de reconstrução, da mesma forma que se une no combate aos incêndios, foi também uma das missões desta iniciativa, diferenciada e inédita no território.

Será feita uma monitorização dos resultados e avaliação do contributo para a senda da descarbonização, bem como desenvolvidas novas ações de educação ambiental. Esta acção integrará ainda um documentário sobre a importância da floresta na retenção de água.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos