(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Marchas Populares

Vicentina dinamiza 6ª Oficina DLBC Rural no Município de Portimão

Vicentina dinamiza 6ª Oficina DLBC Rural no Município de Portimão

No dia 20 de julho de 2023 decorreu a 6ª Oficina sobre o Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), com os temas, Educação, Inclusão e Coesão, que teve lugar na Sala de Reuniões do Museu de Portimão.

A tarde de trabalho, organizada pela Associação Vicentina, decorreu das 15h00 às 17h30.

A introdução da sessão, contextualização do GAL ADERE 2020 e da parceria e a apresentação dos territórios de intervenção foi efetuada por Aura Fraga, secretária da Vicentina. Explica que a definição dos temas prioritários e dos objetivos da estratégia tem sido um processo contínuo e transversal a todas as sessões.

Aborda-se ainda o problema de coesão do território, destacando-se as assimetrias existentes entre a costa sul e o interior, nos concelhos de baixa densidade.

A apresentação de dados de diagnóstico e propostas de intervenção é efetuada por Nuno Prata, Consultor da Aliados Consulting. São debatidos o diagnóstico do território e a estratégia territorial, realizados no âmbito do Programa Articular para intervir.

Destaca-se também o abandono escolar precoce, a sazonalidade do emprego e a dificuldade de fixação de jovens. O elevado grau de envelhecimento da população e as ações de combate ao isolamento da população mais idosa foram outro dos tópicos discutidos, assim como o crescimento da população estrangeira e consequente aumento da interculturalidade no Algarve e a necessidade de existir uma inclusão dessas populações.

A 6ª Oficina Temática constituiu a última antes da sessão de assinatura do protocolo de parceria, que decorre dia 27 de julho, às 14h30, no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI na Câmara Municipal de Lagos.

Na reunião estiveram presentes os Parceiros do ADERE 2020 das áreas da Educação, Inclusão e Coesão e os municípios parceiros.

O Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) é uma forma de abordagem integrada para o desenvolvimento territorial que, na sua vertente rural, é apoiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), através do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

  • PARTILHAR   

Outros Artigos