(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2024 - CM Lagos - Semana Europeia da Mobilidade

Vicentina dinamiza 1ª Oficina DLBC Rural no Município de Silves

Vicentina dinamiza 1ª Oficina DLBC Rural no Município de Silves

No dia 14 de junho de 2023 decorreu a 1ª Oficina sobre o Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), que teve lugar no auditório da Câmara Municipal de Silves.

A manhã de trabalho, organizada pela Associação Vicentina, decorreu das 10h30 às 12h30.

A Oficina iniciou-se com a intervenção da Vereadora Luísa Luís, que saudou os membros da Vicentina, Parceiros e Associados desta Associação, desejando, em nome do Município, uma manhã de trabalho produtiva.

Márcio Viegas, Presidente da Vicentina, agradeceu a presença dos Parceiros, referindo que as questões mais importantes a tratar na reunião seriam acerca do território do GAL ADERE 2030, nomeadamente sobre as freguesias rurais e urbanas a incluir no Grupo de Ação Local.

Coordenador Executivo da Aliados Consulting, Nuno Prata apresentou o Aviso DLBC – Reconhecimento de Grupos de Ação Local e seleção das Estratégias de Desenvolvimento Local (2023-2027), introduzindo a discussão sobre o plano de trabalhos da Parceria para a construção e apresentação da candidatura. No decorrer da sua intervenção foram identificadas as Necessidades Principais e Secundárias no âmbito do aviso, assim como o envolvimento na Parceria para o período 2023-2027.

Aura Fraga, Secretária da Vicentina, fez uma abordagem à planificação dos trabalhos para os próximos 2 meses, referindo as propostas da Vicentina para os novos parceiros, a incluir no próximo período de programação. Ao longo da sua intervenção, a agenda de reuniões semanais relativas ao DLBC foi organizada, tendo ficado definido que a próxima Oficina, com o tema de discussão “Território e Parceria”, decorrerá dia 22 de junho, às 15h00 no Município de Aljezur.

Paulo Oliveira, Chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico e Planeamento do Município de Aljezur, apresentou as suas reflexões, afirmando considerar importante fazer uma avaliação sobre a estratégia do ADERE 2020, nomeadamente sobre o que correu melhor e pior em termos de desenvolvimento do território.

Nesta sequência, Carlos Albano, Vogal da Vicentina, explicou que com a implementação da estratégia ADERE 2020, os territórios com menos população e com uma exploração agrícola menor, apresentaram melhores resultados relativamente a momentos em que não existiam os GAL.

Também Helga Francisco, Técnica da Câmara Municipal de Lagos, aborda a estratégia ADERE 2020, referindo que nas reuniões de Órgão de Gestão do projeto os resultados do mesmo têm vindo a ser expostos, destacando que se apresentam positivos face aos objetivos previstos.

Na reunião estiveram presentes os Parceiros e Associados do ADERE 2020, entre estes membros da Administração Local, da Administração Regional, bem como Entidades, Associações e Fundações Públicas e Privadas.

O Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) é uma forma de abordagem integrada para o desenvolvimento territorial que, na sua vertente rural, é apoiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), através do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC). O ADERE 2020 é um Grupo de Ação Local (GAL) cujo objetivo é promover em territórios específicos a concertação estratégica e operacional de uma rede de parceiros focalizada no empreendedorismo e criação de postos de trabalho.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos