A Associação Teia D’Impulsos voltou a promover um Teia D’Ideias e colocando a Gastronomia no centro da Identidade da Promoção do Algarve, desafiando atores de hoje, com uma larga experiência a debater este tema.
O início deste evento começou com o reconhecimento dos estabelecimentos que se destacaram no evento “100 Ano 100 Sabores” tendo o Melhor Doce sido da autoria do Race Resort, o Melhor Menu da autoria da Ostraria d'Alvor e o Melhor Chef da autoria do GolfLand. Foi uma cerimónia singela, mas cheia de significado, pois este evento foi especificamente desenhado para comemorar o 100º aniversário de elevação de Portimão a Cidade, em estreita parceria com o Município de Portimão.
Seguiu-se o debate, que contou com a Sara Silva, presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve, o Chef Nuno Martins, proprietário do restaurante NUMA, o Artur Gregório, gestor de projetos na InLoco e o André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve. O painel foi moderado pelo Pedro Esteves, formador e autor, que desafiou cada um dos preletores a expressarem de forma genuína e entusiasta as suas visões sobre o papel da gastronomia no quotidiano dos algarvios e na riqueza das experiências vividas por quem nos visita.
Um dos aspetos que foi transversal quando se trata de promover o Algarve e de preservar a sua identidade prendeu-se com a urgência em se trabalhar em rede, em existir uma verdadeira articulação entre os vários agentes locais e regionais para que num futuro, que se espera próximo, possamos assumir que a Gastronomia desempenha um papel chave não só como elemento que atrai turistas, mas como elemento que agrega a região e as suas populações numa identidade e num propósito comum.
Da educação passando pelos restaurantes, produtores locais, artesãos, hotéis, associações e entidades públicas, todos têm um papel específico, mas fundamental para que o Algarve tenha na Gastronomia um pilar da sua promoção e que por si só proporciona experiências únicas a quem nos visita.
Foram lançados desafios para que a Gastronomia, que se assume como elemento integrante da nossa cultura, seja promovida junto das comunidades escolares, da mesma forma que é determinante impulsionar mecanismos de promoção das várias artes artesãs ou garantir um comércio justo para os produtores locais.
Ficou a promessa por parte da Teia D’Impulsos de agregar todos os atores da Gastronomia e promover um momento de partilha, aprendizagem, valorização e experimentação, a decorrer em 2025 e no qual haverá espaço e oportunidade para todos contribuírem para a preservação da Identidade Gastronómica do Algarve e a sua Promoção, dentro e fora de Portugal.