(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

Rota do Petisco 2023 termina em clima de festa com a atribuição de prémios aos melhores petiscos

Rota do Petisco 2023 termina em clima de festa com a atribuição de prémios aos melhores petiscos

Terminou mais uma edição da Rota do Petisco, com a apresentação dos resultados e atribuição de prémios, na passada sexta-feira. 

O Município de Silves acolheu a festa de encerramento, na Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica, um verdadeiro momento de celebração do projeto, reunindo a Organização, parceiros, estabelecimentos e petiscadores.

Em 2023 a Rota do Petisco decorreu entre 15 de Setembro e 15 de Outubro, durante 31 dias, em 176 estabelecimentos de 11 municípios algarvios. Os petiscadores tinham ao seu dispor 150 petiscos, 26 doces, 14 pratos de autor pelas mãos de conceituados Chefs, 12 pratos de outros países e 15 petiscos vegetarianos na ementa principal, além de tantas outras opções vegetarianas oferecidas por muitos estabelecimentos.

Em cada dia de Rota estima-se que foram vendidas cerca de 3.065 ementas e que cada estabelecimento terá vendido, em média, 18 “rotas” diariamente. No total foram vendidas 95.200 ementas, o que resulta num impacto económico direto para a região na ordem dos 353.030€.

Adicionalmente, através da venda dos Passaportes que garantem o acesso ao evento, foi possível angariar cerca de 12.500€ a serem distribuídos por projetos sociais de instituições solidárias do Algarve. Em fevereiro do próximo ano, a Associação Teia D’Impulsos convida as seis instituições que se candidataram ao apoio da Rota Solidária a participar num Bootcamp de Empreendedorismo Social, que lhes dará as ferramentas necessárias para desenvolver melhor as suas ideias assim como a oportunidade de apresentar os seus projetos a um júri que designará o apoio monetário a conceder a cada um deles.

Instituições candidatas à Rota Solidária

  • Agrupamento de Escolas Eng. Nuno Mergulhão

  • Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo

  • Associação Em Contacto

  • CASA - Centro de Apoio ao Sem Abrigo

  • FIR - Fundação Irene Rolo

  • GRATO - Grupo de Apoio aos Toxicodependentes.

.

O melhor Chef, os melhores petiscos e os restaurantes que melhor serviram os petiscadores

Um dos momentos mais esperados, na recta final do evento, foi a atribuição dos Prémios da Rota aos três estabelecimentos mais votados pelos petiscadores, nas redes sociais, para “Melhor Ementa” e a outros três pelo “Melhor Espírito” de bem receber os participantes do roteiro gastronómico. Eis os vencedores:

Melhor Ementa

  • Paladar Ibérico (Portimão)

Xerém do Mar acompanhado com Falso Gin Tónico, Chef Marcos Guedes

  • Ceiceira Restaurant (Monchique)

Carne de porco preto e waffle caseiro, Chef Gerard de Laure

  • Flor da Praça (Loulé)

Cogumelos com alheira e ovo de codorniz

Melhor Espírito

  • Southwest Bistro (Lagos)

Twisted Lagareiro, Chef Hugo Ferreira

  • Vila Petra - Bucha Tapas & Wine Bar (Albufeira)

Brigadeiro de Camarão, Chef Hugo Martins

  • Bel Mondo (Portimão)

Risotto Tropical

.

A Organização decidiu ainda, pela primeira vez, premiar o “Melhor Chef” da Rota do Petisco e a estreia recaiu sobre o Chef Daniel Ski do KAMIZA Sushi Bar, em Loulé, que apresentou “Uma viagem pelo Japão” em forma de petisco.

Por fim, os próprios petiscadores tiveram direito a muitos prémios. O Prémio Especial, com estadia e experiência de karts no Algarve Race Resort, foi atribuído ao slogan mais original para o evento; três prémios da Rota das Imagens para as fotografias mais criativas e, foram ainda, sorteados um total de 84 prémios com o apoio de vários parceiros da Rota.

A Chefe da Divisão de Cultura, Turismo e Património, Vanda Germano, considera que a Rota do Petisco é “um evento que tem contado com muita qualidade ao longo do tempo, e daí o sucesso merecido que hoje aqui testemunhamos, tornando-se um evento de excelência na nossa região”.

O presidente da Associação organizadora Teia D’Impulsos, Luís Brito, deixa o agradecimento: “Aos municípios e aos estabelecimentos participantes por terem acreditado mais um ano neste projeto, aos petiscadores pois sem eles também nada acontecia, e aos parceiros, todos eles com um papel especial. Uma palavra à Carby, um parceiro bastante importante pelo apoio na organização e logística, e ao Turismo do Algarve pela forma como nos ajudou a ganhar o Prémio Nacional em 2021."

  • PARTILHAR   

Outros Artigos