Mais um Encontro de 5ª Feira vai decorrer na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas, desta vez para reflectir sobre o que se passa com o movimento associativo em Lagos. É já neste dia 7, pelas 17 horas, tem a duração de uma hora, insere-se no ciclo “Viver em Comunidade” e no projeto “Lagos, a nossa cidade”, de que o “Correio de Lagos” é parceiro.
O Grupo dos Amigos de Lagos, promotor do encontro, convidou os órgãos autárquicos e as coletividades do concelho a estarem presentes, com notícia das suas iniciativas, aspirações e problemas, iniciando assim um debate que terá de ser mais alargado, no tempo e no espaço.
Será que o movimento associativo, que foi um dos pilares da vida comunitária, ainda tem lugar na sociedade moderna? Os espaços que foram sede das várias coletividades de Lagos degradaram-se e anteciparam a extinção de muitas das mais antigas. A dependência de apoios da administração central e local obriga hoje a uma gestão empresarial e profissional. A cidade estendeu-se, a população dispersa-se e fica sem tempo para dedicar ao convívio dos interesses – cultural, desportivo e recreativo – comuns dos moradores. Onde andam os jovens, que não são vistos na cidade e menos ainda nas aldeias? A afluência a este encontro será, desde logo, uma resposta a alguma destas questões.