Projeto da Associação de Beneficência e Refúgio Aboim Ascensão é um dos vencedores dos Prémios Ao Valor Social da Fundação Moeve

A Fundação Moeve anunciou ontem os vencedores da edição de 2025 dos Prémios ao Valor Social, numa cerimónia realizada na Fundação Gil, em Lisboa, tendo atribuído um total de 70 mil euros a três iniciativas de elevado impacto social, uma das quais a desenvolvida pela Associação de Beneficência e Refúgio Aboim Ascensão (ABRAA). A Associação Nuvem Vitória e a Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde (ADICE) foram as outras entidades premiadas.
A ABRAA foi distinguida com o projeto “À Descoberta dos Sentidos”, que pretende renovar e equipar uma sala terapêutica do seu Centro de Acolhimento Temporário com tecnologia Snoezelen e materiais de Integração Sensorial. O objetivo é proporcionar um ambiente seguro, imersivo e multissensorial que apoie o desenvolvimento emocional, motor e cognitivo das crianças dos 0 aos 6 anos que ali residem, muitas delas vítimas de trauma, negligência ou contextos familiares de risco. A criação deste espaço pretende oferecer momentos de estabilidade, bem-estar e cura emocional a crianças em situação particularmente vulnerável.
Os Prémios ao Valor Social distinguem projetos sem fins lucrativos implementados em Portugal e que contribuem para a inclusão, dignidade e melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.
De acordo com Cláudia Soares-Mendes, Diretora de Marketing, Comunicação e Clientes da Moeve em Portugal “os Prémios ao Valor Social refletem o compromisso da Fundação Moeve em apoiar organizações que transformam realidades todos os dias, reforçando o nosso propósito de contribuir para comunidades mais justas, humanas e solidárias. Os projetos distinguidos este ano são um exemplo claro do impacto que queremos promover”.
A ADICE foi premiada pelo projeto “Dona ADICE – Lavandaria Social”, que visa criar novos postos de trabalho e promover competências profissionais e pessoais junto de pessoas em situação de vulnerabilidade, nomeadamente pessoas com deficiência, incapacidade ou dificuldades de acesso ao mercado laboral. A lavandaria oferecerá serviços a preços sociais à comunidade, enquanto funcionará como um espaço de formação, aprendizagem e inclusão ativa, apostando também em práticas ambientais responsáveis.
A Associação Nuvem Vitória foi, igualmente, distinguida com o projeto “Vitória, Vitória… vai começar mais uma história!”. A organização, dedicada a promover o bem-estar de crianças hospitalizadas através da leitura de histórias antes de dormir, irá recrutar e capacitar cerca de 140 voluntários para levar, diariamente, conforto emocional, redução de ansiedade e melhoria da qualidade do sono a crianças internadas no IPO do Porto e na ULS Gaia-Espinho. O projeto atua num momento crucial do dia, contribuindo para a humanização dos serviços de pediatria e ajudando crianças e cuidadores a enfrentar o ambiente hospitalar com mais segurança e tranquilidade.
Os Prémios ao Valor Social da Fundação Moeve procuram, anualmente, apoiar iniciativas de elevado impacto humano e comunitário, reforçando o compromisso da organização com projetos que geram transformação real e sustentável na sociedade.
A Fundação Moeve já apoiou, em Portugal, 70 associações, num total de mais de 830 mil euros investidos, no âmbito das 17 edições realizadas entre 2009 e 2025, às quais concorreram 989 projetos. Em 2025, na sua 17.ª edição, foram apresentados 72 projetos.
No contexto global, entre 2005-2025, os Prémios ao Valor Social da Fundação Moeve contabilizam 21 edições, com 5.883 projetos apresentados, 527 projetos impulsionados, um investimento acumulado de 5,63 milhões de euros e mais de 114 mil beneficiários diretos.



