A Câmara Municipal de Faro vai dar início à terceira edição do seu Orçamento Participativo já este sábado, dia 22 de Outubro, a partir das 10h00, com a realização de uma assembleia participativa na Junta de Freguesia da Conceição de Faro.
Nesta primeira fase, a decorrer até 12 de Novembro, terão lugar 11 assembleias participativas, onde os munícipes poderão, de viva voz, apresentar as suas propostas de melhoria para o concelho. Depois da primeira assembleia participativa, na Conceição de Faro, que dará o pontapé de saída para a terceira edição do Orçamento Participativo de Faro, terá lugar outra, também no sábado, dia 22, a partir das 15h00, na Casa do Povo de Estoi.
Seguem-se assembleias participativas no dia 24 de Outubro, às 15h00, na Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Universidade do Algarve (campus da Penha) e no dia 29 de Outubro na Escola Secundária Tomás Cabreira às 10h00 e no Clube Desportivo do Montenegro, às 15h00. Já em Novembro, estes encontros decorrerão no dia 5 na Escola Básica de 1.º ciclo do Patacão, às 10h00, e na Sociedade Recreativa Bordeirense, às 15h00; no dia 6, às 15h00, na Associação Nossa Senhora dos Navegantes da Culatra; no dia 8, às 17h00, no edifício 8, sala 2.3 da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade do Algarve (campus de Gambelas) e no dia 12, no Club Farense, às 10h00, e na Junta de Freguesia de Santa Bárbara, a partir das 15h00.
Entre 15 de Novembro e 8 de Dezembro, terá lugar a participação digital, através do portal do OP Faro em https://op.cm-faro.pt/ . Quem necessitar de ajuda para inserir a sua proposta no portal poderá ter apoio por parte de funcionários formados para o efeito, em diversos locais como serviços do Município de Faro ou nas juntas de freguesia.
Esta terceira edição do OP terá alocada uma verba de 180 mil euros e de 10 mil euros para o OP Faro - Escolas.
Depois do período de apresentação de propostas, a votação decorrerá entre os dias 1 e 31 de Março de 2023, podendo cada pessoa fazer uma proposta e votar em dois projectos distintos.
Serão vencedores os projectos mais votados pelos cidadãos até esgotar a verba de 180 mil euros, sendo que cada freguesia/união de freguesias terá sempre, pelo menos, um projecto vencedor.
Em Abril de 2023, serão anunciados os projectos vencedores, cuja execução decorrerá por um período máximo de dois anos.
Com o lançamento de mais esta edição do OP, o Município de Faro pretende fomentar um processo vivo e participado, em que se discute o concelho e a melhor forma de contribuir para o seu desenvolvimento e para a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.