(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Município apoia a ACAPO na região

Município apoia a ACAPO na região

Contribuir para que a Delegação do Algarve da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal continue a prestar as melhores respostas às pessoas com deficiência visual da região é o objectivo do subsídio de 2 500 euros que o município de Lagos irá atribuir a esta instituição particular de solidariedade social.

A verba, deliberada na última reunião de câmara, vai permitir à ACAPO fazer face a custos adicionais decorrentes da respetiva actividade, designadamente, e entre outros, os encargos com a aquisição de uma segunda viatura utilizada no apoio aos utentes.

Sendo membro do Conselho Local de Acção Social desde 2010, a ACAPO acompanha regularmente pessoas com deficiência visual residentes no concelho de Lagos. Segundo os dados disponibilizados no âmbito da Rede Social de Lagos, em 2021 esta associação deu apoio a 13 utentes de Lagos e no primeiro semestre de 2022 este número subiu para 15. A resposta social Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação de Pessoas com Deficiência abrange apoio social, terapia ocupacional, orientação e mobilidade, avaliação e prescrição de produtos de apoio, bem como o acompanhamento dos utentes no seu contexto de vida. A ACAPO participa, igualmente, em actividades desportivas, culturais e de lazer promotoras de inclusão social.

Neste contexto merece, ainda, recordar que a Câmara Municipal de Lagos tem em funcionamento, desde 2020, fruto do protocolo de cooperação celebrado com o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), um serviço de atendimento especializado na área da deficiência. Trata-se do Balcão da Inclusão, um espaço destinado a pessoas com deficiência e/ou incapacidade e respectivos familiares, onde se disponibiliza informação sobre direitos, benefícios e recursos existentes, assim como encaminhamento e mediação junto dos serviços públicos e entidades privadas responsáveis pela resolução dos seus problemas. Acessibilidades e transportes, emprego e formação profissional, produtos de apoio e ajudas técnicas, prestações e respostas sociais existentes e benefícios fiscais, são apenas algumas das temáticas em que o Balcão da Inclusão está preparado para informar.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos