A maior loja náutica da Europa fica na cidade de Lagos
Prosseguindo o ciclo “Lagos e o Mar”, o passado Encontro de 5ª Feira teve como convidado Hugo Henriques, administrador da Sopromar – Centro Náutico de Lagos, que falou da oferta que a cidade proporciona com o seu estaleiro naval, um projecto familiar que arrancou em 1975 e ocupa hoje uma área de 3,5 hectares, é detentor de equipamentos únicos no país e presta um serviço de referência a nível internacional.
A empresa atende uma média de 1500 barcos por ano, emprega 74 trabalhadores, dos quais 60 no estaleiro. Possui a maior loja náutica da Europa, onde também se abastece, tendo informatizado a gestão de produtos, espaços e embarcações. A Sopromar, que pretende ampliar-se até aos 50 mil m2, dispõe já de um amplo armazém multifuncional, com instalações para formação do pessoal, incluindo um mini-hotel, para alojar formadores e alguns clientes com barcos em reparação, e possui uma cabine para pintura de iates em qualquer época do ano, única em Portugal. A formação permanente ao seu pessoal e ao de empresas parceiras decorre nas próprias instalações ou noutros países. Como os barcos são hoje de maior dimensão ou de novas tipologias, a empresa está apetrechada com uma máquina que lhe permite subir catamarãs, havendo na Península somente uma outra, no norte de Espanha.
Da parte do público saíram elogios a este projecto empresarial, considerado estratégico, e questões sobre a gestão de resíduos poluentes produzidos no estaleiro e sobre a adequação da escolaridade secundária profissional oferecida pelo sistema educativo aos empregos criados.
Estes encontros, promovidos pelo Grupo dos Amigos de Lagos com o apoio da autarquia, prosseguirão com uma reflexão sobre a história e actividade do Clube de Vela de Lagos, em data a depender da reabertura da Biblioteca Dr. Júlio Dantas, onde decorrem.