No ano passado, após o fim do primeiro confinamento, o Grupo dos Amigos de Lagos sugeriu que fossem motivados os munícipes «a celebrar, com a imaginação e a responsabilidade que o momento exige», o “Dia do Vizinho”.
Este evento, destinado a aproximar e mobilizar contra o isolamento os moradores do bairro e a estender-se a toda a cidade, nasceu em França, em 1990, passou a Europeu em 2003, tornou-se Mundial e, desde 2005, tem sido celebrado também em Portugal.
As relações de vizinhança e o «dever de participação na gestão conjunta do espaço comum», arredados do quotidiano durante o confinamento, são agora, nas palavras do Grupo de Amigos de Lagos, «ainda mais necessários». Assim, o Grupo pediu, aos sócios e demais interessados, ideias para voltar ao convívio e à partilha de conhecimentos e de disponibilidade, «com o menor dispêndio de meios materiais e o maior alcance social».
A comemoração do “Dia do Vizinho”, no final deste mês de Maio, «poderá decorrer sem qualquer gasto e ser um teste à nossa capacidade e um ensaio para as muitas outras tarefas seguintes» que a comunidade lacobrigense terá de empreender.