Risos e conversas de orelha dissipam-se assim que as cortinas se abrem.
Os rostos dos muitos alunos da Associação de Dança de Lagos, estáticos, brilhavam. Os corações, esses, batiam mais forte. O espetáculo começara.
No passado dia 28 de outubro, 46 alunos e pais, acompanhados pelo Professor de Dança clássica, Bruno Moreira, tiveram a oportunidade de assistir a La Sylphide, pela Companhia Nacional de Bailado, no Teatro das Figuras, em Faro.
O bailado em dois atos do coreógrafo Fillipo Taglioni causou grande impacto na vida destas crianças, que confidenciam entre si impressões sobre os bailarinos, figurinos, passos e cenários. Para muitas, esta seria a primeira vez que assistiam a um bailado. Enternecidas, as mais pequenas e de apenas 5 anos de idade, comentavam: “têm asas de verdade”! A imaginação seguia ao rubro numa noite tão especial.
A Orquestra do Algarve enriquece ainda mais o espetáculo e no final as alunas que frequentam as aulas de dança clássica no 7º ano de Vaganova vencem a timidez e esperam os primeiros bailarinos Miyu Matsui e Miguel Ramalho para os presentear com ramos de flores em sinal de agradecimento por uma noite de tão boas memórias.
Os alunos voltaram a casa já depois da meia-noite, no autocarro cedido pela Câmara Municipal de Lagos, sem que a magia se quebrasse.
A noite servirá de inspiração na apresentação de Dance Trailers, nos dias 15 e 16 de dezembro, no Centro Cultural de Lagos – certamente.
.
Texto escrito por Filipa Fernandes, com fotografia de Evelina Burduh