(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre

Amália Duarte celebrou 105 anos repletos de saúde e esperança no Lar Rainha D.ª Leonor de Lagos

Amália Duarte celebrou 105 anos repletos de saúde e esperança no Lar Rainha D.ª Leonor de Lagos

Amália Duarte completou esta quarta-feira, dia 28 de Abril, 105 anos no Lar Rainha D.ª Leonor, em Lagos, onde reside. Humberto Silva foi quem animou as hostes neste dia especial.

Marta Ferreira

Beatriz Maio

O jornal Correio de Lagos deu destaque na sua edição impressa de Abril – agora à venda nas bancas – a Amália Conceição Duarte, na altura com 104 anos, sendo a mais velha utente do Lar Rainha D.ª Leonor.

Nascida a 28 de Abril de 1916, Amália Duarte é natural de Lagos e fora, em tempos, Agricultora e Comerciante. Hoje em dia é viúva e perdeu já três filhos, mas nem por isso deixa de ter esperança e apreciar as pequenas coisas da vida – no dia do seu aniversário colocou brincos, vestiu-se a rigor, pintou as unhas e até teve direito a uma coroa.

Mulher de longevidade admirável, confessou ao CL que sente, de facto, muitas saudades dos parentes que já partiram; não obstante, afirma nunca ter esperado chegar «a esta linda idade», e que cá continuará «até que Deus queira que fique», nas próprias palavras. Teve uma infância de muito trabalho. À luz da época, as lides domésticas eram uma constante, além de costurar e ajudar os pais no campo, tempos que recordou na passada edição.

Quanto à pandemia, referiu não ter receio da Covid-19, pois vivera no tempo da Pneumónica (Gripe Espanhola). Apesar disso, acabou por ser infectada com o "vírus invisível" SARS-COV-2 recentemente, tendo, contudo, resistido à doença com resiliência: «Apanhei o vírus, mas recuperei muito bem. Pensei que era uma gripe, mas fui apanhada pela pandemia. Já estou recuperada e faço a minha vida dentro das possibilidades», afirmou.

Humberto Silva, afamado Músico lacobrigense, animou aquela que é a casa de muitos idosos, levando esperança e alegria aos seus corações.

Saiba tudo sobre este evento especial na próxima edição impressa de Maio, com veredictos de Maria João Batista, Técnica responsável pelo serviço de Animação da Santa Casa da Misericórdia de Lagos; Fernando Graça, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lagos; e António dos Santos, Enfermeiro no Lar Rainha D.ª Leonor (com entrevista já publicada pelo CL aqui).

Abaixo, deixamos-lhe algumas imagens da celebração.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos