O IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. –, lança novamente o Programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas», que promove práticas no âmbito da protecção da natureza, florestas e respectivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral e da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afectados.
O Programa destina-se a jovens com idade compreendida entre os 14 e os 30 anos, inclusive, que atestem condições de idoneidade para o exercício do voluntariado para a natureza e florestas.
Entre as entidades promotoras, podemos encontrar entidades constantes do Registo Nacional das Organizações Não-Governamentais de Ambiente e Equiparadas e também do Registo das Organizações de Produtores Florestais; Associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem; Câmaras Municipais; Juntas de Freguesia; estabelecimentos públicos e privados (que cumpram o previsto na legislação enquadradora do voluntariado, nomeadamente o previsto na Lei n.º 71/98 de 3 de setembro) de ensino; entre outras entidades que prossigam objectivos abrangidos pela área de intervenção deste programa, mediante despacho do Conselho Directivo do IPDJ, I.P.
A partir de 8 de Junho e até Novembro, decorre a fase para apresentação de candidaturas ao Programa, sendo os projectos operacionalizados entre 28 de Junho a 30 de Novembro.
Para candidaturas, poderá aceder a https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/.