Banco Solidário Animal pede ajuda para salvar milhares de cães e gatos em risco.
Por ano, são abandonados em Portugal muito mais do que os cerca de 30 mil animais que constam dos números oficiais. Grande parte é entregue ou mesmo deixada à porta de associações de protecção que – sobrelotadas – lutam diariamente para conseguir alimentar tantos cães e gatos. O Banco Solidário Animal (BSA) chega às lojas no fim-de-semana para uma recolha de ração e de outros bens de primeira necessidade. A Animalife apela à participação de todos os portugueses nesta iniciativa, a única a nível nacional que permite assegurar a alimentação de mais de 65 mil animais em risco.
A campanha decorre este fim-de-semana nas lojas Auchan, My Auchan e Continente Modelo de todo o país. Nos dias 12 e 13, será possível contribuir nas lojas Continente e Continente Bom Dia.
Ração seca e húmida para cão e gato, areia, produtos de higiene e limpeza, trelas, coleiras ou comedouros contam-se entre os produtos mais necessários.
Os bens serão distribuídos por mais de 500 associações e grupos informais de apoio animal e por famílias carenciadas e pessoas em situação de sem-abrigo com animais a cargo inscritos nos Programas de Apoio da Animalife, a entidade promotora e organizadora do BSA.
A apoiar na recolha vão estar centenas de voluntários, que cumprirão todas as regras de segurança e higiene impostas pela situação epidemiológica que atravessamos. Como forma de garantir o distanciamento recomendado, os bens poderão ser depositados directamente em caixas próprias, sem qualquer contacto entre clientes e voluntários.
Os vales solidários são outra forma de ajudar. Estão disponíveis até domingo nas lojas Auchan e My Auchan.
Mais informação sobre o BSA disponível em www.bsa.animalife.pt
Sobre a Animalife
A Animalife é uma associação de sensibilização e apoio social e ambiental, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída em Outubro de 2011, cujo objectivo é diminuir o grave problema do abandono animal, actuando a montante sobre uma das principais causas de abandono em Portugal: a vulnerabilidade económica e social das famílias.
Ao longo dos anos, tem investido em três linhas de acção: apoio a associações e grupos de protecção animal; apoio a famílias em situação de carência económica; e acompanhamento de pessoas em situação de sem abrigo com animais a cargo.
A forma como trabalha a vertente animal-social, procurando ajudar não só os animais, mas também as famílias por eles responsáveis, contribuindo para a sua capacitação e apoiando no acesso aos recursos sociais existentes, torna a sua actuação pioneira em Portugal.
Em 2015, a Animalife foi distinguida como uma Iniciativa de Elevado Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social pelo IES (Instituto de Empreendedorismo Social).
Actualmente ajuda 335 entidades de apoio animal, 170 protectores individuais, cerca de 500 famílias e mais de 100 pessoas em situação de sem abrigo, num universo de aproximadamente 65 mil animais apoiados.
A Animalife é também a entidade criadora e organizadora do Banco Solidário Animal (BSA), a maior campanha nacional de recolha de alimentos e outros bens essenciais para animais, que acontece em hipermercados e supermercados de todo o país, incluindo ilhas.