(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching

Vila do Bispo sem marcação de consultas médicas há mais de 50 dias. Junta de Freguesia de Sagres questiona o atraso

Vila do Bispo sem marcação de consultas médicas há mais de 50 dias. Junta de Freguesia de Sagres questiona o atraso

Desde o dia 2 de Dezembro de 2020 que no concelho de Vila do Bispo não são marcadas consultas médicas. Esta situação deve-se a uma avaria no sistema informático, que impossibilita a marcação de novas consultas e o cancelamento daquelas já marcadas porque o médico não tem acesso ao historial do doente.

Há mais de 50 dias que se efectuam apenas as consultas do dia, renovações de baixas médicas e receituário. Não é a primeira vez que esta anomalia se verifica; em Novembro de 2019 também se verificou uma avaria igual ou semelhante.

No dia 7 de janeiro de 2021, a Junta de Freguesia de Sagres enviou um e-mail à Directora Executiva do ACES Barlavento [Agrupamento dos Centros de Saúde], Dra. Leonor Bota, a questionar para quando a resolução da avaria no sistema informático, ao qual respondeu ser necessária «uma peça que tinha que vir do estrangeiro», mas que já tinha sido encomendada. Até ao momento, a situação consta igual.

«Esta situação leva-nos a questionar o seguinte: a falta do sistema informático vai afectar a vacinação contra o COVID-19 no concelho de Vila do Bispo?», questiona Luís Paixão, Presidente da Junta de Freguesia de Sagres.

A Junta de Freguesia de Sagres manifestou, via Comunicado de Imprensa, a sua solidariedade aos profissionais do Centro de Saúde de Vila do Bispo que têm de «dar a cara perante a população devido a um problema que não é da sua responsabilidade e que se arrasta há demasiado tempo».

  • PARTILHAR   

Outros Artigos