(Z1) 2022 - Água - Poupe Hoje Para Não Faltar No Verão

Vila do Bispo recebe prémio de Município do Ano 2019 na categoria Algarve

Vila do Bispo recebe prémio de Município do Ano 2019 na categoria Algarve

Vila do Bispo é novamente Município do Ano 2019 na categoria Algarve, agora com o projecto educativo “Conhecimento do Património Local”.

A gala de entrega dos prémios decorreu no Mosteiro de Arouca, no passado dia 15 de Novembro, onde a Câmara Municipal se fez representar pelo seu presidente, Adelino Soares, para receber o respetivo galardão.

A autarquia candidatou-se a este prémio, atribuído pela Universidade do Minho, no âmbito do concurso “Municípios do Ano Portugal 2019”, com o projecto “Conhecimento do Património Local”. Este assenta na partilha da importância de diversos aspectos da História, do Património Natural e Cultural do Município, enriquecendo as crianças com uma série de conteúdos relativos ao meio onde vivem e estudam, integrando-se, assim, numa estratégia de educação e de sensibilização patrimonial dirigida à comunidade. Esta disciplina inédita assumiu, como objectivo essencial, dar a conhecer a História, o Património Local, Natural e Cultural, Material e Imaterial, disponível no território concelhio de Vila do Bispo, contribuindo activamente para a sua conservação e para a consciencialização, informação e desenvolvimento das crianças, e respectivas famílias, formando-as enquanto futuros gestores de uma riquíssima herança colectiva.

Antes da atribuição dos prémios, o autarca Adelino Soares participou na mesa redonda subordinada ao tema “Desenvolvimento Sustentável do Território”. A iniciativa contou ainda com a presença da autarca de Arouca e anfitriã, Margarida Belém, e do autarca do Funchal, Miguel Silva Gouveia, Vencedor do Prémio Nacional.

A iniciativa organizada pela Universidade do Minho, através da sua plataforma UM-Cidades, visa reconhecer e premiar as boas práticas em projectos implementados pelas autarquias com impactos assinaláveis no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade do município, bem como colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspectivada a partir da acção dos municípios e ainda dar visibilidade e reconhecer, em diferentes categorias, realidades diversas que incluam as cidades, mas também os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país.

Recorde-se ainda que esta é a terceira vez que o Município de Vila do Bispo é premiado neste concurso, depois de ter sido vencedor nacional em 2015, com o “Festival de Observação de Aves & Actividades de Natureza” e de, em 2017, ter sido o galardoado a nível regional, com o projecto “Evocação das Operações do U35 em Sagres”.

Vila do Bispo recebe prémio de Município do Ano 2019 na categoria Algarve - 1Vila do Bispo recebe prémio de Município do Ano 2019 na categoria Algarve - 1
  • PARTILHAR   

Outros Artigos