Realizou-se ontem, dia 7 de Outubro, o acto público de instalação dos novos órgãos municipais do concelho de Vila do Bispo para o mandato 2021-2025.
No seu discurso de tomada de posse, Rute Silva manifestou abertura para trabalhar em conjunto com todos os eleitos para, juntos, contribuírem para o desenvolvimento do município e para a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.
Após ter sido empossada, agradeceu aos vila-bispenses o voto de confiança depositado na sua equipa e no seu plano estratégico assente em seis pilares essenciais: Pessoas, Habitação, Qualidade de Vida, Competitividade, Ambiente e Sustentabilidade.
Perante um auditório atento, Rute Silva lembrou que assume «como prioridade máxima, para os próximos anos, a execução do Plano Estratégico de Habitação, a construção de casas acessíveis, o reforço das rendas apoiadas, a aquisição de novos terrenos para habitação, entre outras medidas que visam minorar as dificuldades no acesso à estabilidade de um lar, promovendo a fixação de população, com especial atenção aos jovens e empreendedores».
O projecto autárquico que Rute Silva pretende implementar visa, para além da habitação, dar destaque à saúde, à educação, à mobilidade e às acessibilidades, áreas que considera «essenciais para o bem-estar e qualidade de vida das nossas populações, bem como para a viabilidade e competitividade socioeconómica do território».
Rute Silva sublinhou ainda o orgulho que sente por ser primeira mulher presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo: «De assinalar que este sufrágio ratificou um marco muito significativo na história civil do nosso concelho; a eleição da primeira mulher presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, facto que me orgulha profundamente, enquanto pessoa, mulher e munícipe».
A sessão de instalação dos novos órgãos foi conduzida pela presidente da Assembleia Municipal cessante, Ana Bela Martins, que deu posse aos 5 membros eleitos para a Câmara Municipal. Assim, o executivo camarário é composto, além de Rute Silva, por Fernando Santana, ambos eleitos pelo PS, por Dino Lourenço e Luís Paixão, que representam o movimento Somos pelo Concelho – Vila do Bispo (SPCVB) e por Paula Freitas, eleita pela Coligação PSD/CDS-PP/MPT e PPM.
A sessão continuou com a tomada de posse dos membros da Assembleia Municipal, constituída pelos 15 deputados municipais eleitos directamente, 5 pela lista do PS, 5 pela lista do movimento Somos pelo Concelho – Vila do Bispo, 4 pela lista da Coligação PSD/CDS-PP/MPT e PPM e 1 pela lista do Bloco de Esquerda (BE), e os 4 presidentes das Juntas de Freguesia eleitos – 1 pela Lista Unitária pelo Progresso, 1 pelo PS e 2 pelo movimento Somos pelo Concelho – Vila do Bispo.
A seguir à cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos, realizou-se a primeira reunião da Assembleia Municipal, que elegeu Luciano Rafael para presidente e Vanda Oliveira e Maria das Candeias Batista como secretárias.
Fotografias:
CM Vila do Bispo.