Revisão de portaria que regulamenta o período de defeso da espécie Sargo no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina “retira 15 dias do mês de Março”

De acordo com informação de David Rosa, dirigente das Comissões de Pescadores e População da Costa Portuguesa foi publicado ontem, dia 30 de Janeiro de 2026, em Diário da República, uma revisão de portaria que regulamenta o período de defeso da espécie Sargo no PNSACV.
“Até que enfim ...15 dias, depois de 15 anos de lutas das Comissões de Pescadores e População da Costa Portuguesa na legislação que regulamenta a pesca Lúdica em Portugal nomeadamente nas áreas do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina ( Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo), foi publicado hoje em Diário da República uma revisão de portaria que regulamenta o período de defeso da espécie Sargo no PNSACV. Foram retirados os 15 dias do mês de Março, isto é, o período de Defeso da Espécie Sargo passou a ser " 1 de Fevereiro e 28 de Fevereiro de cada ano, é proibida a captura, manutenção a bordo e descarga de sargo legítimo (Diplodus sargus) e sargo safia (Diplodus vulgaris), por pesca profissional ou lúdica, quer seja apeada ou embarcada, devendo os exemplares capturados ser de imediato devolvidos ao mar." As Comissões de Pescadores e População da Costa Portuguesa veem com agrado estas alterações positivas para contentamento das populações deste território, bem como os que visitam. Estas medidas têm impactos positivos sócio económicos na região. Depois deste "sinal" que foi dado pelo Governo através do Secretario de Estado das Pescas, Salvador Malheiro, as Comissões de Pescadores e População da Costa Portuguesa irão continuar a trabalhar em conjunto no sentido "afinar" outras matérias que há muito são reivindicadas. O Caminho faz-se Caminhado..”
Recorde-se que em 8 de Dezembro de 2025, o jornal Correio de Lagos publicou uma notícia dando conta que as Comissões de Pescadores e População da Costa Portuguesa reuniram-se na quinta-feira, dia 27 de Novembro de 2025, com o secretário de Estado das Pescas, Salvador Malheiro, na sede da Junta de Freguesia de Rogil, em Aljezur. O encontro contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Aljezur, Manuel Marreiros, do presidente da Junta de Freguesia de Rogil, Paulo Águas, do deputado da Assembleia da República João Graça (CHEGA) e de dezenas de cidadãos. Entre outras matérias abordadas, ficou o compromisso de tentar reduzir o nível de restrição para a pesca lúdica no âmbito do Parque Natural Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina e redução do período de defeso do Sargo.
Pois aí está um passo alcançado.




