(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Presidentes das Câmaras Municipais do PNSACV reúnem-se em Aljezur com Secretários de Estado

Presidentes das Câmaras Municipais do PNSACV reúnem-se em Aljezur com Secretários de Estado

Presidentes das Câmaras Municipais do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina reunem-se em Aljezur com o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território e com o Secretário de Estado da Descentralização e Administração Local.

Os Presidentes da Câmara, cujos territórios dos seus concelhos constituem o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, José Alberto Guerreiro, Adelino Soares e José Gonçalves, reuniram em Aljezur, com o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, Eng.º. João Paulo Catarino e com o Secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Dr.º Jorge Botelho, acompanhados pelo Presidente do ICNF Eng.º Nuno Banza e pelo Diretor Regional do ICNF Eng.º Castelão Rodrigues.

Participaram ainda na reunião os Vereadores António Carvalho e Pedro Ramos, assim como a Chefe de serviços do ICNF Dr.ª Teresa. Esta reunião acontece no seguimento do encontro entre os Presidentes de Câmara, por altura do aniversário dos 32 anos do Parque Natural, em Julho, onde discutiram e fizeram um balanço deste período, onde, entre outras, concluíram que, entre o dever e o haver, a conservação da natureza e a biodiversidade, continua a ser a grande mais-valia para esta região. Mas, são grandes os desafios colocados a esta região do país, onde o Parque Natural, que tem sofrido uma enorme pressão.

As várias atividades económicas, como o Turismo, a Agricultura, a Pesca, entre outras actividades, começam a colocar em causa algum do equilíbrio que é defendido e necessário, para que esta continue a ser uma das paragens mais preservadas do País e da Europa, sendo o desafio enorme para manter o equilíbrio e a necessidade de valorização das actividades tradicionais. Foram abordadas as necessidades de investimento, nas mais diversas áreas, agora que os problemas e desafios tendem a agravar-se devido à procura destas paragens, cada vez mais apetecidas, para investimentos na Agricultura, Turismo, entre outros. Acentua-se a urgência, por parte do estado central, em investir e olhar para estes territórios, que pelas suas caraterísticas únicas, em termos de biodiversidade, há muitos anos que anseiam e esperam vários investimentos, em serviços públicos, em equipamentos e infraestruturas.

Foram abordados os temas que estavam em agenda, a Cogestão do PNSACV, o Campismo e Caravanismo, o Perímetro de Rega do Mira e ainda a situação da revisão do Plano do Parque Natural e a sua passagem a programa, que é uma urgência, pois assiste-se a um plano completamente desajustado á realidade e à exigência dos nossos dias. Da reunião, assumiram os Presidentes de Câmara, com os dois Secretários de Estado, dar passos concretos para preparar e assumir a Cogestão do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, foram discutidas acções conjuntas para combater a matéria do autocaravanismo e campismo selvagem, os desafios colocados no âmbito do Perímetro de Rega do Mira, assim como a necessidade da revisão do Plano do PNSACV, que urge a sua rápida concretização.

A reunião foi muto proveitosa, com o aproximar e aprofundar destas 4 autarquias que fazem parte de um território inserido num parque natural, sendo urgente que se tomem medidas e acções, para salvaguarda deste território e, ao mesmo tempo, que respondam aos desafios que são colocados a esta região, onde o Alentejo se une ao Algarve. Esta é uma região onde a procura e o potencial que apresenta exige medidas urgentes, de modo a encontrar soluções, para melhorar a vida das suas populações, e encontrar os equilíbrios necessários entre a natureza e as necessidades humanas.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos