(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve

Presidente da Câmara de Aljezur apela ao novo Ministro da Saúde sobre a situação do serviço no concelho

Presidente da Câmara de Aljezur apela ao novo Ministro da Saúde sobre a situação do serviço no concelho

O Presidente da Câmara de Aljezur enviou ao novo Ministro da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, uma carta a apelar para que sejam encontradas soluções urgentes, que contribuam para a melhoria da prestação dos cuidados de saúde no Município de Aljezur. Apesar dos esforços desenvolvidos pela autarquia, junto do antigo Secretario de Estado, que resultou na colocação de mais um médico de saúde familiar na UCSP de Aljezur, a realidade é que presentemente, continua a existir carência de médicos no Centro de Saúde de Aljezur e nas Extensões de Odeceixe e Rogil, impedindo e atrasando a marcação de consulta a muitos utentes.

A missiva alerta ainda para a falta de um director do centro de saúde residente, por culpa da Administração Regional de Saúde do Algarve, que possa atender aos anseios dos utentes, às preocupações da autarquia e implemente a reorganização necessária para a melhoria dos cuidados de saúde prestados à nossa população. Os vários profissionais, médicos, enfermeiros, pessoal administrativo e auxiliar, que, seguramente, dão o seu melhor no exercício da sua missão, não têm o apoio necessário da tutela na resolução dos múltiplos problemas funcionais e organizacionais que se colocam.

O Município de Aljezur não se tem poupado a esforços no sentido de contribuir para melhoria dos serviços, nomeadamente:

  • Disponibilizando casa para incentivo à colocação de médicos;
  • Adquirindo equipamento para a fisioterapia e para o gabinete médico dentista;
  • Colocando à disposição da UCC/UCSP a Unidade Móvel de Saúde e respectivo motorista;
  • Realizando, sempre que solicitado, pequenos melhoramentos nos edifícios;
  • Cedendo uma viatura para apoio domiciliário e disponibilizando pequenos utensílios e equipamentos que permitam aos profissionais, médicos e enfermeiros, melhorar o atendimento prestado.

Contudo, a Administração Regional de Saúde, não tem dado resposta aos problemas identificados e neste momento a situação é dramática, para os utentes que querem e necessitam de consultas.

Apela-se assim, para a urgência de tomada de medidas concretas, de modo a que sejam encontradas respostas com soluções eficazes, para os problemas com os serviços de saúde, que tanto afectam a nossa população.

Presidente da Câmara de Aljezur apela ao novo Ministro da Saúde sobre a situação do serviço no concelho - 1
  • PARTILHAR   

Outros Artigos