A Câmara Municipal recebeu o sábado, 24 de Fevereiro, a cerimónia de entrega de prémios do Prémio de Arquitectura do Algarve.
Nesta 3.ª edição foram distinguidos trabalhos nas categorias “Habitação Unifamiliar ou Bifamiliar”, “Equipamentos, Comércio e Indústria”, “Reabilitação” e “Arquitectura e Paisagem” com quatro prémios e uma menção honrosa atribuídos.
.
Sandra Oliveira, vereadora da autarquia lacobrigense que presidiu à cerimónia, destacou o papel fundamental da Arquitectura e dos seus profissionais para a qualidade da paisagem urbana e a vida das pessoas nas cidades, sendo, por isso, a par de outras classes profissionais, parceiros indispensáveis dos municípios no trabalho de planeamento e gestão territorial que lhe está atribuído. A autarca salientou, igualmente, a importância do Prémio de Arquitectura e das demais iniciativas promovidas pela Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitectos (SRAlg), considerando que as mesmas dão um significativo contributo para a valorização desta actividade e respectivos profissionais.
Na sua intervenção, o presidente do Conselho Directivo da SRAlg, Arq.º Ricardo Latoeiro, deixou algumas notícias em primeira mão, entre as quais as perspectivas que apontam para a integração dos projectos premiados no roteiro que está a ser preparado pela Ordem dos Arquitectos. O lançamento da 4.ª edição do Prémio de Arquitectura do Algarve e a 1.ª edição do Prémio de Arquitectura Infantil, projecto que pretende levar esta temática às salas de aula para incentivar a que a mesma passe a ser tema de conversa, desde muito cedo, não apenas na escola, como em casa no contexto familiar dos alunos, foram novidades igualmente apresentadas.
Na sessão de abertura do evento escutaram-se, ainda, as palavras dos arquitectos Nuno Freitas, Presidente da Mesa da Assembleia da SRAlg, e Vítor Múrias, Presidente do Júri do Prémio, que agradeceram aos participantes, aos jurados, às várias entidades intervenientes e aos convidados o seu interesse e envolvimento na iniciativa.
Mais do que apenas projectar edifícios e espaços públicos, a Arquitectura é a capacidade de melhorar a qualidade de vida de todos nós, de projectar sem destruir os recursos naturais e de integrar uma preocupação quer com a identidade do território e o seu património cultural, quer com o acesso a recursos e energias mais sustentáveis. Esta foi, entre outras, uma das mensagens transversais às várias intervenções proferidas na tarde deste sábado.
Uma exposição patente no local deu às entidades e público presente a oportunidade de conhecerem os trabalhos premiados e as demais candidaturas participantes nesta terceira edição.
Para mais informações sobre o 3.º Prémio de Arquitectura do Algarve e outras iniciativas da Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitectos acompanhe os canais próprios de comunicação desta entidade em:
https://oasralg.org/
https://www.facebook.com/OA.SRAlg