(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve

Município de Vila do Bispo assina Protocolo de Colaboração com a AVONDE Associação Cultural

Município de Vila do Bispo assina Protocolo de Colaboração com a AVONDE Associação Cultural

A Câmara Municipal de Vila do Bispo celebrou um Protocolo de Colaboração com a AVONDE Associação Cultural que visa dar continuidade ao desenvolvimento de ações e iniciativas conjuntas de âmbito cultural, artístico e educacional, que permitam documentar, salvaguardar e valorizar o Património Cultural Local, designadamente imaterial, tradicional e etnográfico, bem como a realização de projetos que promovam a formação, a expressão e a divulgação artística entre a comunidade local.

O Protocolo foi assinado, no passado dia 9 de junho, pela presidente da Câmara Municipal, Rute Silva, e pela presidente da direção da AVONDE Associação Cultural, Patrícia Leal.

De acordo com o documento assinado, a autarquia atribui um apoio financeiro de € 20.000,00 à AVONDE e em contrapartida esta fica obrigada a desenvolver os projetos “Gentes do Cabo II”, Massa II - Oficina do Figo” e “CineMAR - Ciclo de Cinema de Vila do Bispo”. O primeiro refere-se à realização de um novo filme documental, desta feita subordinado ao tema da atividade da pastorícia como prática económica no concelho da Vila do Bispo, atribuindo especial relevo ao benefício paisagístico e enriquecimento do solo resultante do pastoreio. O segundo é um workshop de doçaria regional com base no figo, especialmente o Queijo de Figo e as Estrelas de Figo. Já o terceiro projeto inclui a organização de um Ciclo de Cinema com filmes dedicados aos temas da Sustentabilidade, do Ambiente e do Território e suas Tradições, com projeções ao ar-livre e em espaços interiores de diversos locais do concelho.

Para além destas iniciativas a AVONDE compromete-se ainda a prestar apoio de curadoria, consultadoria e programação cultural em espaços municipais, e ainda efetuar pesquisa etnográfica e antropológica.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos