A Câmara Municipal de Lagos inaugurou as sessões públicas ordinárias de 2023 decidindo, entre outros assuntos, o reforço da colaboração mantida com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagos.
O novo acordo de colaboração ontem aprovado destina-se a apoiar a remodelação e ampliação das instalações do quartel, as quais serão comparticipadas pelo município em 303.222,01€, o que representa 50% do valor do investimento previsto e demais encargos associados à obra. Os trabalhos irão dotar o quartel de mais e melhores condições, quer para receber as equipas que integram o corpo de bombeiros, que são constituídas por homens e mulheres, quer para albergar os equipamentos utilizados nas ações de socorro, emergência, salvamento e combate a incêndios, com ganhos em termos de prontidão e funcionalidade.
Esta não é – recorde-se - uma decisão isolada, uma vez que tem sido reconhecida pelo município a necessidade de reforçar a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros para que este esteja à altura de satisfazer as necessidades públicas, assegurando as respostas operacionais habituais, mas também as novas competências emergentes da Lei e das diretivas operacionais da Autoridade Nacional de Proteção Civil, designadamente no que respeita ao reforço de meios humanos operacionais. Neste âmbito, a autarquia concede anualmente à associação uma comparticipação financeira de oitocentos mil euros.
Em 2022 foi também aprovada a atribuição de um subsídio extraordinário de 303.457,35€ destinado à aquisição de meios e equipamentos, mais concretamente uma embarcação para o serviço prestado no âmbito da Unidade de Salvamento Aquático e uma nova viatura de combate a incêndios.
Esta colaboração activa do município não se limita aos Bombeiros Voluntários, estendendo-se a outras entidades parceiras com competências na área da protecção civil e às forças de segurança, concretizando o objectivo de afirmar Lagos como um território cada vez mais seguro.