(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre

Município de Lagos reforça apoio à valorização da doçaria regional

Município de Lagos reforça apoio à valorização da doçaria regional

A Câmara Municipal de Lagos decidiu ceder à ADRA – Associação de Doces Regionais do Algarve algumas salas do Espaço Jovem (antiga Escola Secundária Gil Eanes) para permitir o desenvolvimento das atividades de promoção, demonstração e divulgação da doçaria regional algarvia.

Esta decisão, que está enquadrada na política municipal de apoio ao associativismo cultural, desportivo e recreativo, cumpre também a finalidade de dar utilidade a edifícios que são propriedade ou estão à responsabilidade do município, dinamizando esses espaços com atividades e novos usos de interesse para a comunidade.

A ADRA foi criada a 12 de abril de 2022 com o objetivo de preservar, valorizar e promover a doçaria regional enquanto arte tradicional, produto e atividade económica. A sua constituição foi, igualmente, impulsionada pela necessidade de criação de uma entidade que desse força ao setor e representasse os produtores locais no processo de certificação do Dom Rodrigo com o selo IGP (Indicação Geográfica Protegida)[i], projeto em que o município se tem empenhado. Cumprindo as várias etapas desse exigente processo, a ADRA submeteu à apreciação da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural o caderno de especificações do Dom Rodrigo, aguardando-se uma decisão sobre o assunto.

A cedência de instalações por parte do município vai permitir que esta ainda “jovem” associação tenha melhores condições de funcionamento para cumprir a sua missão e trabalhar no sentido de expandir o número de associados e a sua representatividade na região.


[i] A atribuição deste selo corresponde a uma certificação comunitária de produtos tradicionais que está enquadrada por regulamentação da União Europeia, legislação nacional e outros instrumentos de proteção.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos