(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching

Município de Aljezur felicita Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur pelos 25 anos de existência

Município de Aljezur felicita Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur pelos 25 anos de existência

Fundada a 12 de Fevereiro de 1996, a Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur celebra, hoje, os seus 25 anos de existência. O Município de Aljezur endereça os parabéns a esta associação, actuais dirigentes, associados e a «todos aqueles que, ao longo destes 25 anos, colaboraram» com a mesma.

O «empenho e dedicação em prol do bem comum» por parte da Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur tem tido o devido reconhecimento por várias entidades. Inclusive, foi agraciada em 14 de Março de 2006 com a Medalha de Mérito Cultural – Ouro, pela Câmara de Aljezur.

De acordo com o Município aljezurense, «o associativismo emerge do pensamento democrático e livre, circunscrito na alma de qualquer Estado de Direito Democrático que preze a cumplicidade com a legalidade marcada pela Constituição». Nesse sentido, a Associação de Defesa do Património de Aljezur tem como objectivos a acção constante de «prospecção, inventariação, investigação, divulgação e defesa do Património paleontológico, arqueológico e histórico-cultural do concelho de Aljezur», bem como «a consequente divulgação permanente das suas actividades ou outras que se insiram nos mesmos objectivos, pressionando os órgãos do poder central e local e exercendo uma acção pedagógica a nível da Opinião Pública local.

A Gestão dos Museus Municipais, a edição de publicações – nomeadamente, da revista cultural Al-Rihana –, entre outras; a realização de workshops, palestras e exposições, muitas delas em parceria directa com o Município de Aljezur e as Juntas de Freguesia; as escavações arqueológicas e inúmeras iniciativas já realizadas e em realização no presente momento, são demonstrativas do «muito trabalho desenvolvido ao longo deste quarto de século», nas palavras da Câmara Municipal de Aljezur.

Na pessoa do Presidente da Direcção, Vasco Marreiros, «felicita-se todos os membros da Direcção e vários órgãos, assim como «todos aqueles, que ao longo destes 25 anos, colaboraram e contribuíram para tornar esta associação uma referência em termos do associativismo regional, esperando e desejando mais 25 anos de intensa actividade».

  • PARTILHAR   

Outros Artigos