A primeira do género que a Universidade recebe nos seus quarenta anos de existência
No dia 21 de Novembro, no salão Nobre dos Paços do Concelho, aconteceu a sessão solene de entrega da Medalha Ouro do Município de Aljezur à Universidade do Algarve, dando cumprimento à deliberação da Assembleia Municipal de Aljezur, que sob proposta da Câmara Municipal, deliberou atribuir o referido galardão, no ano em que esta Universidade comemora o seu quadragésimo aniversário.
Na cerimónia, marcaram presença os membros do Executivo da Câmara, da Assembleia Municipal, o Magnifico Reitor, assim como a sua equipa Reitoral, entre outros convidados. Um aluno da Universidade do Algarve e um Professor, ambos de Aljezur, respectivamente Ivo Matias e Amílcar Duarte, foram convidados a intervir contando as suas experiências sobre a Universidade.
Usou da palavra o Presidente Câmara, José Gonçalves, que relevou a importância da Universidade para o Município, e da vantagem que existe para a região. Essa é uma responsabilidade de todos, de exigência e que nos convoca, às entidades públicas e às privadas, às autarquias, às empresas e associações de vários âmbitos, à sociedade civil, enfim a toda uma região, a “aproveitar” e “usar”, e acima de tudo a colaborar, tirando todo o partido e vantagem de termos na Região uma Universidade, e neste caso a nossa Universidade, a Universidade do Algarve.
Relembrou, agradecendo aos que em 1979, na Assembleia da República, tiveram a atitude irreverente, ousada, mas com visão de futuro, de apresentar o Projecto Lei, que deu origem à criação da Universidade do Algarve.
Referiu-se ainda aos “Magníficos Reitores”, desde Manuel Gomes Guerreiro, Lloyd Braga, Jacinto Marques, Eugénio Alte da Veiga, Adriano Pimpão, João Guerreiro; António Branco e presentemente Paulo Águas, por todo o trabalho desenvolvido pela Universidade.
A intervenção do Magnifico Reitor, Paulo Águas, destacou a honra de estar em Aljezur a receber esta distinção, sendo a primeira do género que a Universidade recebe, nos seus quarenta anos de existência, por isso está duplamente agradecido. Referiu também as parcerias e colaborações, e dos desafios de futuro para a Universidade e da sua importância para a Região e o Pais.
De seguida, foi inaugurada a Exposição intemperante “40 Anos a Construir o Futuro”, que está patente no Espaço + e que pode ser visitada até ao dia 21 de Dezembro.