A linha de apoio psicossocial, com o número 282 990 015, que o município de Aljezur criou no âmbito das medidas de minimização do impacto da COVID-19, entrou em funcionamento no dia 23 de Março, estando disponível de segunda-feira a sexta-feira, entre as 9h e as 15h30m.
Com esta medida pretendeu-se apoiar os munícipes para os quais há um dever especial de protecção – pessoas com mais de 65 anos e doentes crónicos, que devem manter-se no seu domicílio em distanciamento social e evitando deslocações e exposição ao contágio pelo novo coronavírus.
Há essencialmente dois serviços que a linha de apoio pretende prestar – levar ao domicilio compras de bens alimentares e de medicação, mas também disponibilizar técnicos de psicologia e de ação social para falar com as pessoas mais fragilizadas que precisam de conforto, de uma palavra de serenidade, aconselhando, esclarecendo, informando e transmitindo as orientações emanadas pelas entidades oficiais, muito importantes neste período.
A linha também tem sido procurada para obter informações diversas, quer em termos do que é o funcionamento dos serviços da Câmara Municipal e das freguesias, mas também de outros serviços no concelho, ajudando dentro do que é possível outras pessoas, para além do público-alvo para que foi criada.
Desde o dia em que entrou em funcionamento e até hoje, foram contabilizados 16 pedidos de compras de bens alimentares, 5 pedidos de medicação, 3 pedidos de ração para animais, 4 pedidos de apoio encaminhados para o apoio psicológico e 16 outros pedidos de informações diversas.
Esta é uma linha, criada que conta com uma retaguarda de apoio de entre os meios disponíveis do Município de Aljezur, em colaboração de outras entidades parceiras, nomeadamente Juntas de freguesia, IPSS, associações locais, etc.