Município de Lagos atribui viaturas às forças de segurança

A Câmara Municipal de Lagos inaugurou a sua actividade de 2026 com a entrega de duas viaturas a forças de segurança que exercem a respetiva missão no concelho.
A cedência de veículos à PSP e à GNR, por parte da autarquia, visa reforçar a capacidade operacional destas duas forças de segurança no concelho de Lagos, designadamente no que respeita à movimentação dos agentes em serviço de policiamento de proximidade, de modo a alargar esta forma de patrulhamento a zonas que carecem de policiamento mais constante e a melhorar os padrões de eficácia da atuação policial na prevenção dos fenómenos criminais, manutenção da ordem e tranquilidade públicas e protecção de pessoas e bens.
Esta atribuição vai contribuir, também, para a proteção de grupos que apresentam maiores vulnerabilidades - crianças, jovens, idosos e vítimas de crimes -, designadamente através da maior afectação de meios a programas como a “Escola Segura”, “Idosos em Segurança” e “Comércio Seguro”, entre outros.
A decisão, tomada no início de outubro do ano findo com a aprovação da minuta do protocolo de cedência, concretiza-se, agora, com a entrega efectiva das duas viaturas - uma destinada à Esquadra Territorial de Lagos da Polícia de Segurança Pública e outra ao Posto Territorial de Lagos da Guarda Nacional Republicana - propositadamente adquiridas para o efeito e devidamente caracterizadas.
Nesta conjugação de esforços, o município assume, igualmente, todos os encargos decorrentes do seguro obrigatório, IUC, manutenção, revisões e reparação das viaturas cedidas.






