(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve

Município Aljezur acautela a época de incêndios rurais

Município Aljezur acautela a época de incêndios rurais

O Município de Aljezur, está a desenvolver um conjunto de acções, em espaço rural e no interface urbano-florestal, com o objectivo de diminuir a vulnerabilidade do território aos incêndios rurais e aumentar a segurança e a resiliência da população exposta ao risco.

Até ao dia 15 de Maio foram executados 86 hectares de faixas de gestão de combustível na rede primária e na rede secundária de protecção às vias de comunicação e aos aglomerados populacionais.

Com recurso a equipas de sapadores florestais, à equipa municipal de intervenção florestal e à máquina de rastos do município, foram realizadas diversas intervenções, nomeadamente, na faixa de gestão de combustível da rede primária entre Espinhaço de Cão e Cabeços da Bordeira, nas faixas de gestão de combustível da rede secundária entre Monte da Gorda e Monte Novo, entre a ER 267 e o Gavião (Estrada da Cerca), na subida do Vale da Maia e bermas das estradas para Monte Clérigo e Vale da Telha.

Estão ainda a decorrer os trabalhos na faixa de protecção ao aglomerado populacional de Odeceixe, numa área de 4,5 hectares e na faixa de protecção ao aglomerado populacional de Aldeia Velha, numa área de 19 hectares.

Serão ainda estabelecidos contratos-programa com os clubes de caçadores, que gerem áreas no concelho de Aljezur, para a realização de trabalhos no âmbito da prevenção estrutural, com a limpeza de parcelas de território para a diminuição da biomassa, a manutenção de faixas de gestão de combustível da rede primária e a realização de trabalhos em faixas de protecção a vias de comunicação.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos