O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa esteve ontem, dia 13 de Julho, reunido num jantar de trabalho, para analisar a situação económica motivada pela pandemia da covid-19. O encontro aconteceu num restaurante do centro histórico de Lagos, com os autarcas algarvios, entre os quais o presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira.
O Chefe de Estado defendeu uma discriminação positiva para o sector do turismo, considerando que o Algarve é uma das regiões onde essa discriminação é muito importante.
Marcelo Rebelo de Sousa disse esperar que no dia 20, quando a Irlanda divulgar a sua lista de países em risco, possa traduzir-se numa notícia diferente daquela que se podia temer por influência ou proximidade britânica.
Quanto à questão da Bélgica, que ontem mesmo incluiu o Algarve e o Alentejo na lista de regiões inseguras, o chefe de Estado disse que isso significa que é preciso continuar o trabalho» de esclarecimento a nível internacional.
Este foi o segundo jantar de trabalho com os autarcas algarvios, recordando-se que o primeiro foi no passado dia 7, em Monte Gordo, na outra ponta do Algarve. O Presidente da República sublinhou que “estamos todos a puxar no mesmo sentido, e por isso cá estarei, noutro município, daqui por uma semana, uma semana e meia, e virei consecutivamente, ao longo dos meses de Agosto e Setembro”.