(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching

Mais de uma centena de concelhos em alto risco de incêndio rural. Aljezur é um deles

Mais de uma centena de concelhos em alto risco de incêndio rural. Aljezur é um deles

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (PPMA), estão em risco de incêndio máximo mais de 70 concelhos em todo o país.

Neste período crítico para os incêndios – até 30 de Setembro –, e tendo em conta os cálculos obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas, há já vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.

Para hoje, prevêem-se em todo o continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros dispersos e pouco frequentes, períodos de chuva no litoral norte e centro a partir do final da tarde e possibilidade de ocorrência de trovoada.

No quadrante sul, o vento antevê-se fraco a moderado, sendo temporariamente moderado durante a tarde, e moderado a forte com rajadas até 75 quilómetros por hora nas terras altas. As temperaturas irão também subir.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de "reduzido" a "máximo".

No Algarve, Tavira é o município que enfrenta maior perigo, estando em nível máximo de incêndio rural. De resto, exceptuando Lagoa e Silves (reduzido), Faro e Olhão (moderado), Lagos e Vila do Bispo encontram-se sob risco elevado, enquanto que Aljezur soma ao grupo de concelhos em risco muito elevado.

Consulte aqui a lista de concelhos em risco máximo de alerta.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos