Lançamento da moeda comemorativa do Farol do Cabo de São Vicente

A Autoridade Marítima Nacional (AMN), em parceria com a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), irá lançar uma moeda comemorativa de cinco euros dedicada ao Farol do Cabo de São Vicente, às 18 horas de hoje, 12 de Novembro, nas instalações da Direcção de Faróis, em Paço de Arcos.
O lançamento é aberto ao público e os interessados podem adquirir a moeda no local. O evento marca o início da série “Faróis Icónicos de Portugal”, onde serão postas em circulação cinco novas moedas comemorativas, emitidas pelo Banco de Portugal e produzidas pela INCM, uma a cada ano. A primeira, alusiva ao Centenário da Direcção de Faróis e em comemoração do farol com a maior ótica europeia em funcionamento e o mais a sudoeste da Europa continental, tem um valor facial de cinco euros, sendo lançada em simultâneo uma versão com acabamento em ouro-proof destinada a colecionadores.
O objecto contará também com uma versão em prata com um anel luminoso alusivo à iluminação dos Faróis de Portugal. A autoria dos desenhos das moedas é de José João de Brito, reconhecido escultor com trabalho nas áreas da escultura, cerâmica e medalhística, entre outras obras.
O Farol do Cabo de S. Vicente remonta a 1515, ano em que existia uma torre com uma fogueira mantida pelos religiosos do convento de S. Vicente para orientar os navegantes e acudir à salvação das almas dos marítimos. Em 1587, a mesma é destruída pelo célebre corsário Francis Drake, tendo sido restaurada em 1606 por ordem de D. Filipe II. Após várias tentativas falhadas, o farol actual volta a ser reconstruído em 1846 a mando de D. Maria II. As lentes hiper-radiantes deste edifício constituem-se como as maiores alguma vez construídas no mundo, restando apenas sete faróis em funcionamento equipados com estas óticas ainda em funcionamento.


