(Z1) 2025 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Lagos recebeu comitiva diplomática suíça

Lagos recebeu comitiva diplomática suíça

O presidente da Câmara Municipal de Lagos recebeu hoje a visita da comitiva diplomática da Suíça composta pelo Segundo Secretário e Encarregado de Negócios a.i. da Suíça, o Cônsul Florian Köppel, e a Cônsul Honorária da Suíça no Algarve, Eveline Rose.

O motivo da visita foi a apresentação de cumprimentos por parte dos representantes da Confederação Helvética em Portugal e a manifestação do interesse no estreitar de relações de cooperação bilaterais.

Numa breve reunião de trabalho com a presença de elementos do executivo municipal foram abordados temas como o número de cidadãos suíços a residir permanentemente em Portugal – que terá duplicado de quatro para oito mil – dos quais mais de 2 000 se fixaram no Algarve, onde residem ou têm uma segunda habitação, e, por outro lado, o expressivo número de cidadãos portugueses emigrantes a trabalhar e residir na Suíça, onde têm tido uma boa integração.

O presidente da autarquia partilhou informações sobre aspectos demográficos, económicos, culturais e sociais do concelho, assim como o empenho da Câmara Municipal de Lagos para - mediante parcerias estabelecidas quer com a AIMA (Agência para a Integração, Migrações e Asilo), quer com outras estruturas governamentais - aumentar o leque de serviços de atendimento disponibilizados à população e melhorar a acessibilidade dos cidadãos aos processos de renovação do título de residência em território nacional, entre outras formalidades legais e administrativas.

Hugo Pereira manifestou, por isso, a total abertura e disponibilidade para acolher iniciativas de informação, esclarecimento ou de outro teor que a representação diplomática da Suíça pretenda realizar, à semelhança do que tem sido proporcionado a outras comunidades estrangeiras residentes no Algarve e em Lagos, designadamente as comunidades francesa, sueca e italiana, entre outras mais ou menos organizadas. Uma oferta recebida com agrado pelo Cônsul Florian Köppel, dado que existem duas associações suíças no Algarve que poderão vir a beneficiar deste apoio de cooperação institucional no âmbito das actividades que promovem.

Seguiu-se uma visita ao Museu de Lagos e à cidade, completando um programa que teve igualmente como intuito mostrar aos convidados aspetos da identidade e do património cultural, material e imaterial, do concelho.

De sublinhar que para os cidadãos suíços a residir em Portugal é especialmente importante a proximidade e contacto com os quatro consulados honorários existentes (entre os quais o do Algarve), os quais apoiam as representações suíças nas áreas de salvaguarda de interesses e em situações de emergência envolvendo cidadãos suíços.

Lagos recebeu comitiva diplomática suíça - 1Lagos recebeu comitiva diplomática suíça - 1Lagos recebeu comitiva diplomática suíça - 1Lagos recebeu comitiva diplomática suíça - 1
  • PARTILHAR   

Outros Artigos