(Z1) 2022 - Água - Poupe Hoje Para Não Faltar No Verão

Lagos com Novembro comemorativo do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen

Lagos com Novembro comemorativo do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen

No mês em que assinala o centenário do nascimento da autora, a 6 de Novembro, o Município dá seguimento à vasta programação que lhe dedicou em 2019 com vários eventos no Centro Cultural de Lagos. Entre os destaques, salientamos uma estreia, com uma criação teatral original a partir da vida e obra de Sophia, um recital de poesia e espetáculos musicais a não perder.

Em estreita relação com a Comissão Organizadora e Coordenadora do Centenário do Nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, Lagos dedicou 2019 a uma das mais influentes autoras portuguesas com eventos que passaram por espectáculos para os mais jovens, peças de teatro, uma Exposição Fotográfica, um Colóquio Internacional. Aproveitando a comemoração do centenário do nascimento de Sophia a 6 de novembro, Lagos preparou uma forte programação cultural durante todo este mês.

As celebrações iniciam a 6 de novembro (21H30) com a peça “Memórias de Criada – Um Espetáculo para Sophia de Mello Breyner Andresen.”. Com texto, direcção e interpretação de Neusa Dias, as figuras principais da peça são as criadas, empregadas, amas, perceptoras, governantas e cozinheiras das casas onde Sophia viveu e escreveu numa visão inventada das suas memórias.

No dia seguinte, o ator Pedro Lamares regressa a Lagos para o Recital de Sophia “O meu ofício de poeta para a reconstrução do mundo” (21H30), enfatizando a força de uma mulher criativa, poderosa e corajosa com uma obra poética de grande influência na língua portuguesa.

A 9 de Novembro (19H), terá lugar o Concerto Coral Prémio Musa. A iniciativa, desenvolvida em colaboração com o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, distingue a excelência musical da composição contemporânea de tradição erudita ocidental, estimulando e promovendo a língua portuguesa como veículo expressivo. As partituras a concurso par­tem conceptualmente de um ou mais poemas de Sophia. O Júri é composto pelo compositor João Pedro Oliveira e pelos maestros Pedro Teixeira e Martim Sousa Tavares.

Para encerrar o programa, o Município de Lagos recebe no dia 30 (21H30) a Orquestra de Jazz do Algarve para um concerto comemorativo do centenário da autora cujo objectivo é unir a sua Palavra à Música. Através de textos selecionados de Sophia, os quais foram musicados e utilizados para a criação de novas composições e Orquestrações originais pela mão de Hugo Alves, a Orquestra de Jazz do Algarve convida ainda a cantora Ana Rita Inácio para um espectáculo muito especial.

Foto de Eduardo Gageiro

Celebre a vida e obra de uma das grandes autoras portuguesas com o Município de Lagos.


Bilhetes:

Memórias de Criada: aqui

Concerto Coral Prémio Musa: aqui

Concerto pela Orquestra de Jazz do Algarve: aqui

Lagos com Novembro comemorativo do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen - 1Lagos com Novembro comemorativo do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen - 1
  • PARTILHAR   

Outros Artigos