(Z1) 2022 - Água - Poupe Hoje Para Não Faltar No Verão

Lagos celebrou Dia do Município 2021 marcado pelos novos órgãos autárquicos e a reabertura do Museu Municipal

Lagos celebrou Dia do Município 2021 marcado pelos novos órgãos autárquicos e a reabertura do Museu Municipal

Nas comemorações das Festas da Cidade de Lagos em 2021, que o jornal Correio de Lagos acompanhou, a par e passo, deixamos no nosso diário correiodelagos.com um pequeno apontamento escrito e um breve registo fotográfico, remetendo para a edição impressa de Novembro um caderno alargado de quatro páginas.

Assim, já sob a presidência de Hugo Pereira e restante executivo municipal, bem como os novos eleitos da Assembleia Municipal, resultante das recentes eleições autárquicas, decorreram as cerimónias protocolares, eventos culturais, visitas, actividades de divulgação científica e celebrações religiosas que integraram o programa das comemorações do feriado municipal (27 de Outubro), celebrado em honra do seu padroeiro, São Gonçalo de Lagos.

As actividades iniciaram-se logo no dia 26, pelas 16h, no Auditório do Edifício Paços do Concelho Séc. XXI, com a conferência “A Abertura dos Oceanos: Um confronto entre as viagens de Bartolomeu Dias e de Fernão de Magalhães”, proferida pelo investigador e historiador Rui Loureiro. Evento inserido na “Mostra Espanha 2021” do Ministério de Cultura y Desporte del Gobierno de España. No mesmo âmbito, a Marina de Lagos recebe, entre os dias 26 e 31 de Outubro, a Nau Vitória, réplica da embarcação que foi protagonista da primeira volta ao mundo. As visitas são de acesso livre e poderão ser realizadas no horário das 10h às 18h.

Ainda no dia 26, também no Auditório do Edifício Paços do Concelho Séc. XXI, houve oportunidade de assistir ao lançamento do livro “Philosophia e Philomythia em Eudoro de Sousa”, obra da autoria do Doutor Luís Lóia, lacobrigense e professor de Filosofia na Universidade Católica.

As celebrações do 27 de Outubro, Feriado Municipal, arrancaram pelas 9h30 na Praça Gil Eanes, com a cerimónia do Hastear das Bandeiras, com hinos interpretados pela Banda da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio e Grupo Coral de Lagos. Em acto contínuo decorreu a Sessão Solene do Dia do Município e, pelas 11h, já na Igreja de Santa Maria, foi celebrada a Missa em honra de S. Gonçalo de Lagos, presidida por D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve.

Um dos pontos altos destas comemorações consistiu na Reabertura do Museu de Lagos Dr. José Formosinho, que teve lugar pelas 17h. O edifício, encerrado ao público desde 2017, foi integralmente remodelado, reabrindo portas com uma nova exposição de longa duração intitulada “Depois de 1460 & Coleções Especiais”.

Lagos celebrou Dia do Município 2021 marcado pelos novos órgãos autárquicos e a reabertura do Museu Municipal - 1Lagos celebrou Dia do Município 2021 marcado pelos novos órgãos autárquicos e a reabertura do Museu Municipal - 1Lagos celebrou Dia do Município 2021 marcado pelos novos órgãos autárquicos e a reabertura do Museu Municipal - 1Lagos celebrou Dia do Município 2021 marcado pelos novos órgãos autárquicos e a reabertura do Museu Municipal - 1Lagos celebrou Dia do Município 2021 marcado pelos novos órgãos autárquicos e a reabertura do Museu Municipal - 1Lagos celebrou Dia do Município 2021 marcado pelos novos órgãos autárquicos e a reabertura do Museu Municipal - 1Lagos celebrou Dia do Município 2021 marcado pelos novos órgãos autárquicos e a reabertura do Museu Municipal - 1Lagos celebrou Dia do Município 2021 marcado pelos novos órgãos autárquicos e a reabertura do Museu Municipal - 1
  • PARTILHAR   

Outros Artigos